Internacional Titulo No Vaticano
Papa Francisco celebra primeira Missa do Galo
25/12/2013 | 07:34
Compartilhar notícia
GREGORIO BORGIA/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


O papa Francisco fez nesta madrugada seu primeiro discurso no Natal. O pontífice comparou o nascimento de Jesus Cristo como uma explosão de luz em momentos de escuridão na história da humanidade, marcada pelo orgulho e ambição. Às 9h (de Brasília), está programado um novo discurso de Francisco na tradicional Mensagem do Dia de Natal. Milhares de turistas e romanos devem se reunir na Praça de São Pedro hoje pela manhã.

No culto da noite de terça-feira, o papa faltou sobre o tema da humildade ao longo dos seus nove meses no cargo e citou o começo humilde de Jesus Cristo, como um bebê pobre e vulnerável. "Você é imenso e você fez a si mesmo pequeno. Você é rico e fez a si mesmo pobre. É o todo-poderoso e fez a si mesmo vulnerável", disse.

Na história mundial e também na pessoal, Francisco disse que " há momentos claros e escuros, luzes e sombras" e acrescentou ressaltando que "se o nosso coração é fechado, se somos dominados pelo orgulho, engano, egoísmo, então a escuridão cai dentro de nós e à nossa volta."

O pontífice aplicou a mesma visão para o interior do Vaticano e afirmou, assim como em declarações anteriores, que não há lugar para a ambição pessoal na hierarquia clerical. Ao contrário, insistiu que a Igreja Católica deve atender aos mais necessitados. O papa Francisco citou o apóstolo João, dizendo que "quem odeia seu irmão está na escuridão e não sabe o caminho a percorrer, pois ela cegou seus olhos". Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;