D+ Titulo Especial Enem
Edital e provas anteriores ajudam a estudar
Por Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
29/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Para ficar por dentro de tudo o que vai rolar no Enem, que ocorre dias 26 e 27, é importante baixar o edital no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - http://enem.inep.gov.br - e checar todas as diretrizes, procedimentos e prazos do exame.

Pelo documento dá para saber mais sobre as áreas que serão cobradas nas quatro provas objetivas e redação (Ciências da Natureza, Linguagem e Interpretação, Matemática, e Ciências Humanas), como será a correção, entre outros detalhes. Assim, é possível orientar seus estudos e focar no que tem mais dificuldade.

Outro modo de aproveitar o último mês é fazer as provas dos anos anteriores, desde 2009, quando o exame começou a passar por mudanças. É possível encontrar os testes e o gabarito no site do Inep (http://inep.gov.br). “Ao fazer alguns, separe o conteúdo que mais acerta e o que mais erra. Então, dedique-se esses 30 dias aqueles que considera mais difíceis”, sugere o educador Mateus Prado,

Fazer simulados na internet também é boa opção, mas só depois de testar o que caiu nos anos anteriores. “É impossível encontrar questões como as do Enem em outro lugar. Alguns testes, como os da Vunesp (vestibular da Unesp), podem ajudar. Já as da Usp e Unicamp, por exemplo, são bastante diferentes. Nesse caso, quando o aluno erra, pode dar muita atenção a conteúdo que não precisa”, afirma Mateus, também presidente de honra do Instituto Henfil.

O educador conta que é normal parte do conteúdo da prova ser parecido com o exame anterior, e deu dicas sobre cada uma das áreas pedidas. Em Matemática, aparece cálculo de juros e regra de três. Ciências da Natureza pede cálculo de mol e circuitos elétricos. Na parte de Linguagem e Interpretação, vai se dar bem quem costuma ler e conhece os movimentos literários portugueses e brasileiros. Já Ciências Humanas, fala sobre momentos históricos, mudança tecnológica e comportamental da sociedade, de conflitos e conquista como a Revolução Industrial, Guerra dos Farrapos e Guerra dos Canudos. Agora, é só reforçar estes assuntos e ficar preparado para o grande dia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;