Memória Titulo
Notícias e esperanças no profissionalismo regional

O Palestra de São Bernardo voltou. Vai disputar o Campeonato Paulista da Segunda Divisão

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/04/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O Palestra de São Bernardo voltou. Vai disputar o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, com estreia neste domingo e como o fez várias outras vezes, começando com os campeonatos da Segunda Divisão de Profissionais de 1950 e 1951, naquele tempo ao lado de outras equipes locais, como o doce rival Esporte (EC São Bernardo), o São Caetano EC (nada a ver com o atual Azulão), o Corinthians de Santo André, equipes da Capital como o Estrela da Saúde do bairro Jabaquara e do Interior (Internacional de Limeira, Taubaté, Paulista de Jundiaí e outras).

Naquele tempo, o resultado saía em A Gazeta Esportiva do dia seguinte, sem maiores informações e comentários. Hoje em dia o Palestra e demais equipes locais - em especial o Ramalhão e o Azulão - têm até assessorias de imprensa.

Quando escrevemos o livro com a história dos primeiros 50 anos do Palestra (1935-1985) foi um sufoco mapear todos os jogos, ou a maioria deles. Só mesmo folheando velhas coleções de jornais de São Paulo e mesmo os raros semanários locais. Hoje, em tempos de internet, tudo fica mais fácil. Por isso, ao saudar o retorno dos palestrinos, compomos uma página com o ontem e o hoje.

O ontem representado por uma foto inédita: uma vista aérea do estádio do Palestra em 1968, de autoria de Beltran Asêncio, o fotógrafo da cidade, sobrevoando a Via Anchieta e o bairro Ferrazópolis. O hoje com o time atual, fotografado por Leandro Giudici no Baetão, nos 2 a 1 frente à seleção amadora de São Bernardo, em 9 de abril.

Estivemos na apresentação do novo Palestra, em 7 de abril. E o secretário de Esportes da Prefeitura de São Bernardo, Luiz Carlos Ferrarezi, citou o livro dos 50 anos do Palestra. Revelou que ele próprio está nas páginas da história palestrina. Era, então, um dos jovens anônimos que tentavam o futebol na escolinha do clube.

Quase um quarto de século depois, Ferrarezi é cartola esportivo municipal - e lembra da sua foto no livro, ao lado de outros meninos esperançosos em vencer no futebol. Onde estariam todos os demais meninos dos já saudosos anos 1980?

Vida longa e sucesso ao quinteto do futebol profissional do Grande ABC: Santo André, São Bernardo (o Tigre), Palestra (agora tricolor), AD São Caetano (o Azulão) e Grêmio Mauaense. E que a velha rivalidade e paixão não se apaguem nos derbies que virão.

Newseller

Domingo, 19 de abril de 1959

Saúde - Lançada campanha de combate à cárie dentária pela Associação dos Cirurgiões Dentistas de Santo André. Água que serve à população terá cloro.

Sindicalismo - Deflagrada greve dos motoristas e cobradores das empresas de Santo André e Capuava por aumento e salário mínimo.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 19 de abril de 1979

Manchete - Governo confiscará produtos estocados por especuladores

Editorial - Nas greves há também o protesto do povo

EM 19 DE ABRIL DE...

1969 - Ataque de abelhas atinge 20 moradores da Vila Vivaldi, em São Bernardo.

1979 - Fotógrafos do Diário inauguram, no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo, exposição sobre a greve geral de março dos metalúrgicos do Grande ABC.
Lançado o livro A Capital do Automóvel (na Voz do Trabalhador), de Antonio Possidonio Sampaio - Volume 1. São Paulo: Ed. Populares, 1979 (Coleção Problemas Brasileiros).

HOJE

Festa da Misericórdia Divina, Dia do Índio e Dia do Exército Brasileiro.

SANTOS DO DIA

Expedito, Gálata, Leão IX (papa) e Sócrates.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;