Internacional Titulo
Depois de 15 anos, Rússia lembra a potência da URSS
Da AFP
05/12/2006 | 14:20
Compartilhar notícia


Quinze anos depois do desmembramento da União Soviética, a Rússia adotou o capitalismo, a liberdade religiosa e a abertura de fronteiras, mas ainda recorda com nostalgia a potência perdida.

No dia 8 de dezembro de 1991, depois de comprovar o fracasso do comunismo e da Perestroika aplicada por Mikhail Gorbatchev para tentar salvar a União Soviética, três de suas repúblicas - Rússia, Ucrânia e Belarus - assinaram a certidão de óbito da URSS.

A partir de então nasceu uma classe média ávida por férias no exterior. As igrejas recuperaram cúpulas e cores chamativas. A gigantesca piscina ao ar livre que funcionava tanto no verão como no inverno no centro da capital foi substituída pela massa branca e dourada da catedral de Cristo Salvador reconstruída, baseada na que Stalin mandou demolir.

As grandes comemorações da Segunda Guerra Mundial e os cartazes vermelhos que enaltecem a pátria seguem presentes. Lênin não se afastou do mausoléu e sua estátua continua dominando a entrada da avenida que leva seu nome.

O presidente Vladimir Putin, que restabeleceu o hino soviético, qualificou em 2005 o fim da União Soviética como "o maior desastre geopolítico do século XX".

Estas palavras podem causar espanto no exterior, mas refletem uma realidade para os russos, sobretudo os mais velhos e os mais pobres. Segundo uma pesquisa recente do respeitado instituto de estudos sociais Levada, 61% dos russos lamentam a queda da União Soviética e apenas 30% não se consideram nostálgicos.

"Em 1991, quando a URSS veio abaixo, se encerrou um período histórico que remontava praticamente a Pedro o Grande, de dois a três séculos de expansão quase contínua", destaca o historiador francês Laurent Rucker, da revista Questions Internationales.

A URSS, que seguia da Ásia central ao Cáucaso do sul e ao Báltico, se dividiu em 15 repúblicas independentes. "A Rússia reconhece estas novas fronteiras, mas psicologicamente continuam sem existir", afirma Fiodor Lukianov, da revista 'Rússia na Política Mundial'.

O petróleo e o gás são usados como arma política com as antigas repúblicas soviéticas consideradas pró-ocidentais em excesso, como Geórgia e Ucrânia, e como vetor de desenvolvimento de Moscou, onde o crescimento se aproxima de 7%.

No interior do país, a grande ausente é a democracia, seja relacionada à imprensa, direitos humanos, independência da justiça, legitimidade das eleições ou a xenofobia. "A Rússia nunca havia sido tão aberta nem democrática como nestes últimos 15 anos, mas agora estamos em um período de regressão", resume Rucker.

Se o onipotente partido pró-Kremlin Rússia Unida, com seu um milhão de afiliados, "faz pensar muito no Partido Comunista da União Soviética, tampouco se trata de uma volta ao sovietismo, e sim de um sistema autoritário de governo", opina Lukianov.

"Existem três itens: riqueza, grandeza e democracia. Putin interpreta apenas as duas primeiras", critica o analista do centro Levada, Leonid Sedov.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;