Nacional Titulo
Lalau será transferido para Bauru
Por Do Diário OnLine
06/07/2002 | 13:38
Compartilhar notícia


O ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, condenado a oito anos e seis meses de prisão por lavagem de dinheiro e tráfico de influência no caso do desvio de verbas da construção do prédio do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, será transferido nos próximos dias da carceragem da Polícia Federal em Higienópolis, na capital paulista, para o Instituto Penal Agrícola (IPA), de Bauru, no interior do Estado.

A decisão foi tomada nesta sexta-feira pelo secretário de Administração Penitenciária do Estado, Nagashi Furukawa, depois de analisar as condições dos dois presídios semi-abertos existentes no Estado, o de Bauru e o de São José do Rio Preto.

O IPA de Bauru fica em uma fazenda de 650 hectares. Até meados dos anos 50, no local funcionava uma escola agrícola e hoje, além do presídio, o instituto abriga duas penitenciárias. Um centro de detenção provisória também está sendo construído no local.

De acordo com o diretor do instituto, Gilberto de Assis Oliveira, Nicolau dos Santos Neto será recebido como qualquer outro condenado. Ele deve passar por uma avaliação médica assim que chegar. Uma vez liberado para o trabalho agrícola, Nicolau passará a cumprir a rotina do instituto, que obriga os detentos a trabalhar das 7h às 11h e das 12h30 às 16h nas atividades agrícolas ou na cozinha; padaria; lavanderia e fábrica de ração.

A fazenda tem horta que produz mensalmente 6 mil quilos de alimento para consumo próprio e um rebanho com 450 bovinos e 250 suínos. Após o término da jornada de trabalho, às 16h, os sentenciados são liberados para estudar, assistir televisão ou participar de atividades esportivas ou religiosas.

O Instituto Penal Agrícola de Bauru abriga atualmente 633 detentos, distribuídos em oito alojamentos com capacidade de 80 sentenciados cada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;