Internacional Titulo
Brooks diz que tomada de aeroporto vai impedir fugas
Por Do Diário OnLine
04/04/2003 | 10:43
Compartilhar notícia


O porta-voz do Comando Central dos Estados Unidos no Catar, general Vicent Brooks, disse nesta sexta-feira que tomada do aeroporto Saddam Hussein, cujo nome foi modificado para Aeroporto Internacional de Bagdá, “impede a fuga de líderes iraquianos”. Segundo ele, as ações proferidas até o momento “deixaram o local em estado que impede o uso”, mas que em pouco te po poderá ser reativado, “tanto para nós como para o futuro do Iraque.

Brosks explicou ainda que não concorda que os iraquianos não defenderam o aeroporto. “Sofremos resistência mas já tínhamos estabelecido ações anterior para enfraquecê-los”. Porém, o general se recusou a estimar em quanto tempo as forças da coalizão vão tomar Bagdá. “Ainda temos trabalho para fazer em Bagdá. Sabemos que o regime tem armas de destruição em massa e que algumas foram colocadas em Bagdá”, disse.

Sobre os avanços da guerra, o general americano ressaltou que houve confronto com a Guarda Republicana em torno de Bagdá recentemente e que a Divisão Bagdá foi enfraquecida ainda mais. Segundo ele, homens de outras divisões estão reforçando os grupos atacados, como o Medina, “mas não sabemos como isso está ocorrendo”, declarou Brooks.

Os ataques aéreos diários vão continuar, garantiu Brooks, que informou que o controle de estradas de acesso a Bagdá tem assegurado os avanços das tropas aliadas. “Nossas forças especiais estão atacando prontos estratégicos”, completou ele, afirmando que em basra, no sul do Iraque, as forças britânicas expandiram sua área de influência. “Em Najaf (onde também estão os britânicos) encontramos em uma propriedade rural armas e mísseis”, contou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;