Esportes Titulo
Grafite será homenageado por senadores em Brasília
13/05/2005 | 08:29
Compartilhar notícia


O atacante Grafite, do São Paulo, será homenageado nesta sexta – Dia da Consciência Negra e aniversário da abolição da escravidão no Brasil –, no plenário do Senado Federal, em Brasília, por sua luta contra o racismo, iniciada após incidente com o argentino Desábato, do Quilmes, em jogo da Libertadores. O jogador receberá uma condecoração de honra ao mérito do senador Paulo Paim (PT-RS), um dos principais ativistas no combate ao racismo. "Fico lisonjeado por receber esse tipo de homenagem, e feliz por estar representando meu clube, minha família e, principalmente, toda a minha raça", disse Grafite. Ele foi liberado do treino desta quinta, pela manhã, justamente para ir a Brasília.

Passado quase um mês do incidente com Desábato, Grafite ainda não registrou queixa-crime contra o argentino. Segundo seu assessor, Fábio Bolla, isso deverá acontecer na semana que vem. Essa é a expectativa também dos advogados do São Paulo. "Mas não temos pressa. Temos mais cinco meses para entrar com a queixa-crime. Queremos fazer isso da forma mais bem documentada possível", diz o advogado José Carlos Ferreira Alves.

Sem a queixa-crime, o Juiz Marco Antônio Coelho Zilli, do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou nesta sexta que Desábato permaneça na Argentina. Quando foi liberado – após passar duas noites preso em São Paulo –, o beque assinou um termo em que se comprometia a voltar ao Brasil sempre que a Justiça determinasse. Se for julgado e condenado, o argentino pode pegar de um a três anos de prisão pelo crime de injúria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;