Internacional Titulo
Magnata turco é seqüestrado no Iraque
Do Diário OnLine
Com AFP
25/12/2004 | 17:48
Compartilhar notícia


Um vídeo divulgado neste sábado por uma rede de televisão turca dá conta do seqüestro de um magnata turco e um de seus funcionários no Iraque. Os seqüestradores pedem US$ 25 milhões de resgate para libertarem os reféns.

O vídeo em preto e branco mostra um homem que, em turco e em inglês, diz se chamar Kahraman Sadikoglu, proprietário da International Marine Contractor, uma empresa de frete que realiza negócios nas cidades de Basra e de Umm Qasr, também no sul do Iraque.

Também aparece na gravação um outro homem, que Sadikoglu apresenta como o capitão Ahmet. O canal NTV explicou que Ahmet é um cidadão turco que trabalha para o empreiteiro como comandante de navio.

Sadikoglu especificou que o vídeo havia sido gravado em 23 de dezembro, e acrescentou: "fomos seqüestrados por um grupo há quatro ou cinco dias, porque fizemos algo errado no Iraque".

O homem é um dos mais ricos da Turquia. Ano passado, sua empresa foi contratada para retirar 18 navios afundados no porto de Um Qasr e, para isso, ganhou exatamente US$ 25 milhões.

No entanto, o empresário, que também afirmou estar sendo bem tratado, expressou a esperança de que ele e seu companheiro seriam libertados em breve. "Nossos raptores estão investigando para determinar se, de fato, fizemos algo errado no Iraque. Esta investigação deve continuar por mais alguns dias. Não temos qualquer problema com o governo iraquiano, e nunca fizemos nada de errado", prosseguiu o empresário.


Altos representantes turcos admitiram que a esposa do empresário já havia informado sobre o desaparecimento do marido, mas não confirmaram oficialmente o duplo seqüestro. "A mulher dele nos contatou, informando que estava desaparecido há seis ou sete dias, e que a última vez que alguém ouviu falar dele foi perto da cidade de Basra (no sul do Iraque)”, declarou um diplomata turco que não quis ser identificado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;