Economia Titulo
Associação tira dúvidas sobre saldo devedor dos muturários
Do Diário OnLine
18/07/2007 | 17:27
Compartilhar notícia


A AMM (Associação dos Mutuários das Regiões Sul e Sudeste) realiza até a próxima sexta-feira uma campanha gratuita para esclarecimento sobre o saldo devedor. De acordo com a entidade, uma grande parcela dos mutuários, após liquidarem seu contrato habitacional, são informados pelo agente financeiro da existência de saldo devedor. Quando não conseguem pagar o saldo, afirma a associação, os mutuários perdem o imóvel e alimentam os muitos leilões e feirões que vêm sendo promovidos nos últimos meses.

Segundo a entidade, o saldo ou resíduo é devido em muitos casos, mas não o é em muitos outros e, não raro, é produto de cálculos incorretos e até de abusos contra mutuários.  No fim de 2006, o Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço divulgou que 101 mil mutuários apenas da Caixa Econômica Federal estavam com o saldo devedor acima do valor de mercado dos próprios imóveis. A prática demonstra a distorção de cálculos verificada nos financiamentos imobiliários no Brasil.

”Muitos bancos fazem o cálculo do saldo devedor e concedem um “desconto” de até tentadores 50%. No entanto esses saldos são absurdamente elevados e, mesmo com desconto expressivo, não valem a pena, porque podem nem sequer existir de verdade quando se faz a revisão contratual e dos cálculos,  que revelam o valor verdadeiro da dívida.”, afirma a Associação.

A AMM propõe-se à verificação prévia gratuita sobre a futura existência de saldo devedor após o imóvel pago. Se houver irregularidades, a entidade orienta o mutuário sobre as providências cabiveis, seus prazos  caminhos; para que a pessoa não seja pega de surpresa. Os interessados devem comparecer à sede da AMM, na avenida Paulista, 2001, Cj 606, até sexta-feira, das 8h30 às 18h00. Informações pelo telefone 3284-8001, ou através do site www.ammrs.com.br.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;