Internacional Titulo
Presidente indonésio divide atribuiçoes com a vice-presidente
Por Do Diário do Grande ABC
25/08/2000 | 10:23
Compartilhar notícia


Devido a sérios problemas de saúde, o presidente indonésio, Abdurrahman Wahid, transferiu nesta sexta-feira, através de decreto, parte de suas atribuiçoes para a vice-presidente Sukarnoputri, agora encarregada de definir as prioridades do governo.

A publicaçao deste decreto, datado de quarta-feira era esperada depois do anúncio feito há duas semanas por Wahid.

O texto prevê que a vice-presidente vai dirigir as reunioes do gabinete e avaliará a atuaçao dos ministros. Também poderá assinar decretos do governo, com a aprovaçao prévia do presidente. A transferência é válida até 2004, quando termina o mandato de Wahid, que foi eleito em outubro.

Wahid, 60 anos, primeiro presidente eleito democraticamente, fez questao de dizer que a medida prevê apenas a transferência de tarefas, mas nao de autoridade.

Segundo o decreto presidencial, a divisao de tarefas vai "melhorar a eficácia" do governo, que foi reestruturado na quarta-feira por Wahid. Analistas políticos afirmam que a falta de experiência administrativa é o principal obstáculo a ser vencido por Sukarnoputri, que dirige o principal partido do país, o Partido Democrático Indonésio de Luta (PDI-P).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;