Setecidades Titulo Agosto Dourado
Semana Mundial de Aleitamento é festejada com palestras na região

Evento é realizado até 7 de agosto; em 2021, o tema lembra que incentivar a amamentação é responsabilidade de toda a sociedade

Por Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
01/08/2021 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/ DGABC


Cidades do Grande ABC realizam a partir de amanhã a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Este ano o tema é “Proteger a Amamentação: uma responsabilidade de todos”. Nutricionista da Estratégia de Saúde da Família de Diadema, Juliana Almeida dos Santos destaca que o leite materno é o melhor alimento para o bebê até os seis meses de vida e que a amamentação deve ser incentivada até que a criança tenha 2 anos ou mais. “Celebramos o Agosto Dourado porque o leite materno é o alimento padrão ouro na alimentação infantil”, explica.

A cidade realiza amanhã a abertura do 7º Agosto Dourado de Diadema, com um evento virtual (para participar, basta acessar o link https://bit.ly/3rKZNDf), a partir das 14h. A programação segue até 6 de agosto com série de palestras. A programação completa pode ser conferida no link https://bit.ly/3fjXLFd.

Em Santo André, a abertura será realizada amanhã no Hospital da Mulher, com uma palestra da responsável pelo Banco de Leite Humano da instituição, Luciene Barbosa. Até o dia 6 de agosto, das 11h às 15h, as pacientes internadas na maternidade receberão orientações e incentivo ao processo de amamentação da equipe do Banco de Leite. Ao longo do mês, haverá oficinas e rodas de conversa sobre o aleitamento materno nas Unidades de Saúde Utinga, Sorocaba, Vila Guiomar, Vila Linda, Jardim Carla, Jardim Santo André, Parque Miami com os agentes comunitários de saúde e gestantes.

São Bernardo ainda não definiu a programação. São Caetano fará no anfiteatro do Complexo Hospitalar Márcia Braido, nos dias 3 e 6 de agosto, palestras sobre o tema das 8h às 9h e das 10h às 11h. Ribeirão Pires planeja diversas ações nas unidades de saúde, como palestras, reuniões com mães, divulgação em espaços públicos e nas mídias sociais.

Em Rio Grande da Serra, a semana de incentivo ao aleitamento será realizada na segunda quinzena de agosto com o encontro de grupos em três UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Na UBS central, na qual se encontra o Centro da Mulher, será realizado evento para as gestantes, orientando sobre o aleitamento materno. Nas próximas semanas, será divulgado nas redes sociais da Prefeitura datas e locais para o evento, e, também, como será a participação da população. Mauá não informou atividades.

AMAMENTAÇÃO E VACINA

As lactantes, mulheres que amamentam, foram recentemente incluídas no PNI (Plano Nacional de Imunização). Embora ainda não há comprovação científica de que os anticorpos da vacina possam ser passados pelo leite materno, mães de todo o País se mobilizaram pela inclusão deste grupo, acreditando em possível dupla proteção.

Pediatra em Divinópolis, Minas Gerais, Mariele Rios publicou na sua página do Instagram um vídeo em que testa o próprio leite materno, e assim como ocorreu com o seu sangue, o exame apontou presença de anticorpos. A médica foi vacinada contra a Covid-19 em fevereiro e realizou o teste em julho. “Saber de artigos, entender as evidências é algo fantástico, mas ver a ciência funcionando na nossa cara, no nosso sangue e no nosso leite é algo que transcende qualquer conhecimento teórico”, escreveu.

Infectologista e coordenador das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) da unidade São Luiz Jabaquara da Rede D’Or, Antônio Ganme afirmou que ainda não existem estudos conclusivos sobre a dupla proteção da vacina, e que mesmo no caso de mulheres que tiveram a doença e passaram os anticorpos para os bebês por meio do seu leite, não há comprovação se são do tipo neutralizante da doença. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;