Cultura & Lazer Titulo
Beleza ingênua para encerrar o ano
Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
22/11/2007 | 07:09
Compartilhar notícia


Há 28 anos, o marchand franco-belga Jacques Ardies dedica-se a garimpar talentos e reunir obras de sua grande paixão: a arte naif, do francês ‘ingênua’. Atualmente, mantém uma bela galeria na Vila Mariana em São Paulo, um espaço de 350 m². Hoje será aberta a tradicional coletiva de fim de ano, com exposição e venda de obras de 28 importantes artistas do gênero.

O preço das obras varia de R$ 400 a R$ 20.000, mas um simples passeio à galeria de Ardies – um casarão de 1925, com seis salas de exposição – já vale a pena. No local, é possível apreciar 120 telas.

AUTODIDATAS

Muitas cores e alegria, que marcam o estilo, estão nas criações. “São temas variados, que retratam cenas do cotidiano, festas folclóricas e religiosas, assim como paisagens bucólicas”, explica o marchand e curador da mostra, Jacques Ardies.

Normalmente, os pintores naifs brasileiros são autodidatas. Isso se traduz em uma variedade e riqueza de estilos, que também pode ser observada nesta coletiva de fim de ano.

Dentre os artistas convidados, estão: Airton das Neves, Antonio de Olinda, Bebeth, Constância Nery, Cristiano Sidoti, Conceição da Silva, Dila, Daniel Firmino, Edgar Calhado, Edivaldo, Ernane Cortat, Francisco Severino, Helena Coelho, Helenos, Henry Vitor, Ignacio da Nega, Isabel de Jesus, Ivonaldo, L. Cassemiro, Lucia Buccini, M .Zawadzka, Mara D. Toledo, Maria Guadalupe, Maria Luisa Vidaure, Rodolpho Tamanini Netto, Sonia Furtado, Vanice Ayres e Wilma Ramos.

PARTICULARIDADES

Rodolpho Tamanini Netto, 56 anos, por exemplo, tem uma de suas obras reproduzidas nessa página. Ele pinta desde os 17 anos e, apesar do domínio apurado da técnica, mantém a leveza própria dos artistas naifs.

Na mostra, também há obras de um dos nomes fundamentais do gênero, o pernambucano Ivonaldo, reconhecido internacionalmente e biografado por Ardies.

Coletiva Jacques Ardies – Exposição. Na Galeria Jacques Ardies – r. Morgado de Mateus, 579, São Paulo. Tel.: 5539-7500. Visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado das 10h às 16h. Grátis. Até 22 de dezembro.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;