Memória Titulo Memória
O primeiro anúncio da Rhodia

Há um século a indústria estava nascendo na várzea do Rio Tamanduateí, a poucos metros da estação ferroviária e do Centro de Santo André e um anúncio nos grandes jornais de São Paulo servia como cartão para a sua apresentação

Ademir Medici
05/10/2020 | 07:00
Compartilhar notícia


Chama a atenção na publicidade o endereço da fábrica: São Bernardo. Afinal, o Distrito de Santo André pertencia ao Município de São Bernardo, este com abrangência sobre toda a área hoje chamada Grande ABC, expressão popularizada pelo Diário do Grande ABC. A marca “Rhodine” preponderava em 1920. Marca de vários medicamentos colocados à disposição do público. Desde o início a preocupação de ter agentes em todo o Brasil. O remédio antecipou um produto que consagraria em definitivo a nova indústria: o lança-perfume!

Em 5 de outubro de...
1910 - Proclamada a República de Portugal; encerra-se ciclo de sete séculos de regime monárquico.
1915 – O delegado de polícia de São Bernardo telegrafou ao secretário de Justiça e da Segurança Pública comunicando que no viaduto nº 11 dos planos inclinados da São Paulo Railway o operário Ismael Fonseca, de 36 anos, rolou de um grande aterro, tendo morte instantânea.

Diário há meio século
Domingo, 4 de outubro de 1970 – ano 13, edição 1350
Internacional – Cônsul Aloysio Mares Dias Gomide pode ser solto hoje. O representante brasileiro no Uruguai permanecia em poder dos tupamaros desde agosto de 1970.
São Bernardo – Prefeitura anuncia aplicação de 4 milhões de cruzeiros em pavimentação, com a meta de asfaltar e pôr paralelepípedos em 50 ruas.
São Caetano – Vila Barcelona inicia a Festa da Padroeira.

Estados brasileiros
Hoje é feriado no Amapá, em Roraima e em Tocantins, referente à criação dos três Estados.

Santos do dia
Benedito Manasseri. O Negro ou Mouro (Itália, Sicília, 1526 – Palermo, 1589). Em todo o mundo sua festa é celebrada em 4 de abril, data da sua morte. No Brasil é celebrada desde 1983 em 5 de outubro.
Faustina Kowalska
Bv. Francisco Xavier Sellos

Hoje
Dia Mundial do Habitat
Dia do Bóia Fria
Dia da Ave. Como símbolo, o sabiá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;