Memória Titulo Coluna
Móveis. Automóveis. E olarias...

A cidade de São Bernardo, que aniversaria oficialmente, produziu muitos tijolos em seus vales e cada construção demolida faz emergir siglas de antigos oleiros

Ademir Medici
Do Diário do Grane ABC
20/08/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


Oleiro é o artesão responsável por fabricar e comercializar objetos feitos de cerâmica. O oleiro trabalha na olaria, que consiste na fábrica que produz os objetos feitos de barro.

Entre os objetos produzidos pelos oleiros destacam-se os vasos, as telhas, as louças, os tijolos... 

Do blog https://www.significados.com.br/oleiro/ 

  -----

Começa a Semana São Bernardo 2020. E a ideia é falar de uma atividade que foi muito comum na cidade, a produção de tijolos, daqueles tijolões enormes que substituíram a taipa, ficaram menores – e que foram superados em produção pelos blocos de concreto comuns dos dias atuais.

Para mais esta empreitada, contaremos com os préstimos do pesquisador Vicente D’Angelo, colecionador de tijolos – como vimos no encerramento da Semana São Caetano 2020. Vicente e Elexina, sua mulher, têm selecionado as peças que entrarão junto ao logo da Semana São Bernardo. 

Lembrando: antes de tornar-se a Capital do Móvel e, depois, a Capital do Automóvel, o município de São Bernardo, abrangendo todo o Grande ABC, teve uma infinidade de olarias – cuja listagem já foi publicada aqui em Memória, muitos anos atrás. Agora, o detalhamento.


PAÇO, ANO 50

Em 1970 – e lá se vai meio século! – o nascente Paço Municipal de São Bernardo realizou a sua primeira grande exposição, denominada I Feira Industrial de São Bernardo, reunindo na Praça Samuel Sabatini – a do Paço – 30 indústrias, com destaque para as automobilísticas. Um filme documenta aquele momento.

MEIA LUA

Olaria de Antônio Cardoso – esta olaria se chamava Meia Lua, pertenceu ao português Antônio Cardoso e se encontrava no bairro do Taboão, próxima à fábrica de discos Copacabana. 

O português Antônio Cardoso tinha um temperamento que oscilava muito e seus amigos o apelidaram de Meia Lua, que originou as siglas estampadas em seus tijolos.

Este exemplar foi doado ao Vicente D’Angelo pelo saudoso amigo do casal D’Angelo, Arsênio Alvite, que participava das reuniões de conversas da Seção de Pesquisa e Memória da Prefeitura.

Diário há meio século

Quinta-feira, 20 de agosto de 1970 – ano 13, edição 1314

Especial – Do suplemento de aniversário de São Bernardo em 1970: as altas chaminés fumegantes atestam o progresso que se expande com rapidez impressionante, a ponto de erguer 300 novas construções, em média, por mês. São Bernardo, uma das quatro cidades brasileiras que mais crescem.

Editorial – Tributo de vida a São Bernardo 

São Bernardo – Inaugurado o novo prédio dos Correios, na Rua Marechal Deodoro.

Começa a VI Olimpíada Colegial de São Bernardo, com abertura na Associação dos Funcionários Públicos.

Intermunicipal – Vereador Lenildo Magdalena sugere que se dê o nome de Cafelândia à Rua ‘A’ do bairro Nova Petrópolis.

Justificativa: homenagem ao município então chamado de “Rei do Café” e aos filhos de Cafelândia, vários dos quais residindo em São Bernardo.

Nota – E a indicação do vereador foi aprovada.


Santos do dia

- Felisberto

- Samuel 

Municípios brasileiros

- São Bernardo recuperou sua autonomia em 1944, separando-se de Santo André e sendo instalado em 1º de janeiro de 1945.

- Além de São Bernardo, celebram aniversários em 20 de agosto no Estado de São Paulo: Tambaú e Rincão.

Hoje

- Dia do Vizinho

- Dia do Maçom 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;