Economia Titulo A partir de hoje
Caixa reduz horário de atendimento nas agências
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
18/08/2020 | 00:28
Compartilhar notícia


A partir de hoje, as agências da Caixa passarão a funcionar em horário reduzido. Em vez de operar das 8h às 14h, estarão abertas das 8h às 13h, ou seja, uma hora a menos.

Questionado, o banco não informou o motivo do horário de funcionamento ainda mais reduzido, mesmo em meio às demandas crescentes por parte do público, principalmente para sanar problemas relacionados à obtenção do auxílio emergencial e da complementação de salário por parte do governo às empresas que reduziram salários e jornada de trabalho.

“O banco reforça que não é preciso madrugar nas filas, pois todas as pessoas que chegarem nas agências durante o horário de funcionamento serão atendidas”, informou a Caixa. “Os recursos do saque emergencial do FGTS e do auxílio emergencial podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem. Os usuários que precisam atualizar o cadastro podem enviar a documentação pelo aplicativo.”

Belmiro Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, diz que a jornada de trabalho dos profissionais segue de seis e oito horas. “A redução do atendimento ao público tem a ver com a saúde dos bancários e dos clientes, que com a pandemia ficam expostos à contaminação nas agências. O Banco Central estabelece que os bancos têm de garantir horário mínimo ininterrupto de cinco horas.”

Na região, 1.200 trabalhadores dos Correios entram em greve

Os trabalhadores dos Correios decidiram, em assembleia virtual realizada na noite de ontem, entrar em greve por tempo indeterminado em todo o País. No Grande ABC, cerca de 1.200 funcionários estão com os braços cruzados em protesto contra a retirada de direitos, pela falta de medidas para proteger os funcionários em meio à pandemia do novo coronavírus e pela privatização da empresa.

“No ano passado, tivemos um julgamento no TST (Tribunal Superior do Trabalho) que manteve quase todo acordo coletivo, mas tirou os pais do convênio e aumentou a mensalidade, com validade de dois anos, só que, por volta de um mês depois, Dias Tofolli (ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal) concedeu liminar suspendendo a cláusula do plano de saúde e, com isso, a empresa promoveu aumento abusivo que fez milhares de trabalhadores saírem do convênio”, explicou José Luiz de Oliveira, diretor do Sintect (Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de São Paulo, Região Metropolitana de São Paulo e Zona Postal de Sorocaba) responsável pelo Grande ABC.

Com isso, segundo Oliveira, os Correios entenderam que o acordo coletivo acabou em 1º de agosto e cancelaram 70 de 79 cláusulas da negociação coletiva da categoria. “Como não foi aceito, a empresa suspendeu o acordo e já cortou parte do vale-alimentação. A liminar está em julgamento no STF e, não fosse ela, nossa campanha seria só em 1º de agosto de 2021




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;