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Dia dos Pais reaquece comércio
Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
29/07/2005 | 08:26
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O comércio da região se articula para promover um dos melhores Dia dos Pais dos últimos anos e recuperar parte das perdas causadas pelo baixo volume de vendas de artigos de inverno, em resultado do atraso da chegada do frio. Juntos, os quatro maiores shoppings da região vão investir nos próximos 15 dias cerca de R$ 800 mil em publicidade e decoração – volume quase 20% superior à verba reservada para a mesma data no ano passado. A intenção é aumentar o faturamento das lojas em 12%, em média, na comparação ao Dia dos Pais de 2004.

A Sol (Sociedade Oliveira Lima) – que reúne comerciantes da região central de Santo André – estima que o Dia dos Pais vai render bons lucros para diversos segmentos do comércio, em especial o de confecções, o mais afetado pela retração do consumo neste ano. O otimismo é alimentado pela possibilidade de o frio atual se manter até a segunda quinzena do próximo mês. "Estamos confiantes nas vendas para o dia 14 de agosto. Muita roupa que ficaria encalhada, como blusas, calças e ternos, costuma sair nessa época. São os presentes preferidos pelos pais. Com a ajuda do frio, acredito que será muito bom", diz a lojista Francisca Nogueira, da Tudo Moda.

Individualmente, as lojas do centro de São Bernardo, principalmente na rua Marechal Deodoro, também começam a destacar promoções para a data nas vitrines. A região da Marechal, de maior concentração comercial do município, deve receber 1 milhão de clientes nas duas semanas que faltam para o Dia dos Pais, segundo previsão da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo).

O Shopping Metrópole, em São Bernardo, vai investir R$ 250 mil na campanha Aqui você encontra o que seu pai quer, de olhos fechados, que começa na próxima terça-feira, dia 2. A verba para o Dia dos Pais do ano passado foi de R$ 156 mil. A ação vai intensificar a veiculação de anúncios publicitários e oferecer uma exposição temática na Praça de Eventos, que mostrará a evolução de ferramentas de trabalho – martelos, furadeiras e serras, entre outros produtos.

Segundo o superintendente Nelson Bueno de Camargo, a quarta melhor data do ano para o comércio deverá injetar ânimo nos lojistas neste ano. "Preparamos uma programação diferenciada, como exposições e atividades voltadas aos pais. Não acredito em crescimento de vendas menor que 10%, e 7% em visitação", prevê.

O Shopping ABC, em Santo André, vai sortear três viagens a um resort e 40 relógios Orient, entre clientes cadastrados no programa de fidelidade do conjunto. A partir desta sexta-feira até 14 de agosto, a campanha Chegou a hora de mandar seu pai viajar! deverá atrair 15% mais clientes para o shopping – na expectativa da administração, no confronto com o Dia dos Pais do ano passado – e ampliar as vendas em 12%. O investimento total será de R$ 220 mil.

O ABC Plaza, em Santo André, também pretende investir na data recurso superior a R$ 200 mil. A meta é ampliar em 14% as vendas, mesmo crescimento registrado no Dia dos Pais do ano passado em relação a 2003, com a campanha O presente é Plaza, desenvolvido pela Rino Publicidade.

Para divulgar as promoções durante as semanas que antecedem o Dia dos Pais, o ABC Plaza vai distribuir 60 mil exemplares de um guia de presentes. As ofertas se dividem em roupas e acessórios e objetos de uso pessoal.

Já o Mauá Plaza, em Mauá, reservou R$ 95 mil para ações de marketing. De 1º de agosto ao dia 14, o shopping vai expor carros antigos e oferecer brindes especiais aos pais. Além disso, compras acima de R$ 50 terão direito a uma caneca especial, com o pagamento de mais R$ 1. "A expectativa é ampliar de 11% a 13% as vendas das lojas do shopping e de 20% a 22% o volume de público no Mauá Plaza", avalia o gerente-geral Fernando Rodriguez.




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