Cultura & Lazer Titulo
Secretaria do Audiovisual premia 34 roteiros em concurso
Do Diário do Grande ABC
19/12/1999 | 17:35
Compartilhar notícia


Depois de divulgar os vencedores dos concursos de curta-metragem e documentário, a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura anuncia a lista dos premiados no concurso de roteiros para longas-metragens. Sao 34 títulos vencedores, fazendo jus a R$ 10 mil cada um.

Entre os contemplados, há alguns diretores veteranos, como Jorge Durán (A Sombra do Edifício), autor de dois longas, O Escolhido de Iemanjá e A Cor do Seu Destino. Carlos Alberto Ratton ganhou com Batuque de Negros; ele é roteirista de Amor & Companhia, dirigido pelo irmao, o diretor Helvécio Ratton. Francisco Ramalho Jr. , autor de vários filmes, como Anuska, Manequim e Mulher, A Flor da Pele e Besame Mucho, venceu o concurso com o script de Os Desvalidos.

Segundo informou a Secretaria do Audiovisual, o concurso recebeu 205 inscriçoes. Os vencedores estao comprometidos a participar de workshops, palestras e seminários que serao realizados em 2000. O objetivo dessas atividades é dar visibilidade a essas obras em potencial, aumentado assim a possibilidade de que elas concretizem-se rapidamente em celulóide.

Já se sabe, infelizmente, que nem sempre um bom roteiro vira filme. Os casos sao muitos, alguns exemplares. Mário Peixoto nao filmou Onde a Terra Acaba e a obra dele se reduziu a um único filme - Limite. Joaquim Pedro de Andrade deixou inédito um roteiro tido como perfeito, O Imponderável Bento, além de uma ambiciosa adaptaçao de Casa Grande & Senzala, que, finalmente, será filmada por Nelson Pereira dos Santos.

Há toda uma história subterrânea do cinema brasileiro, a dos "filmes de papel", que nunca foram vistos numa tela. A secretaria espera que isso nao volte a acontecer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;