Cultura & Lazer Titulo
Rede TV! sai do ar por decisão da Justiça
Por Ana Carolina Rodrigues
Da TV Press
16/11/2005 | 08:32
Compartilhar notícia


A Rede TV! teve o sinal de transmissão bloqueado às 21h de segunda-feira, depois de não cumprir ordem da juíza Rosana Ferri Vidor, que determinou que o programa Tarde Quente, comandado por João Kleber, deveria ficar fora do ar por 60 dias. O Ministério Público entendeu que a atração humilhava e reforçava preconceitos contra homossexuais, deficientes e mulheres. Até o fechamento desta edição nesta terça, às 17h, a programação do canal era transmitida apenas para TVs por assinatura e via antena parabólica. O Diário tentou entrar em contato nesta terça com a Rede TV!, mas não obteve resposta.

A determinação de lacrar a antena do canal ocorre depois de a emissora não cumprir as determinações da justiça. De acordo com a decisão do MP, o vespertino Tarde Quente deveria ser substituído por programas educativos sob a pena de multa diária de R$ 200 mil caso a ordem não fosse cumprida. Além disso, a Rede TV! seria obrigada a fazer pelo menos duas reformulações em sua grade. Como a emissora passou a exibir o infantil Vila Maluca no horário antes ocupado por João Kleber, a justiça não hesitou e tirou a emissora do ar na véspera do feriado desta terça.

Desde a semana passada, quando ocorreu a determinação da juíza, a Rede TV! distribuiu informes para a imprensa afirmando não ter sido notificada sobre a decisão judicial que impediria a exibição do Tarde Quente. “No entanto, mesmo tomando conhecimento extra-oficialmente, a emissora achou por bem suspender a exibição da atração, sendo certo que irá recorrer por considerar que a decisão é abusiva e transgride a Constituição Federal, especialmente no que tange a liberdade de expressão e censura”, dizia um dos textos enviados pela assessoria de imprensa do canal.

João Kleber – Quando o assunto é baixa qualidade da televisão, o apresentador e humorista João Kleber está sempre em pauta. Dono do primeiro lugar no ranking da baixaria na TV, divulgado regularmente pela campanha Quem Financia a Baixaria É Contra a Cidadania, criada em 2002 pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, o humorista é o responsável por uma das maiores audiências da Rede TV! com o programa Eu Vi na TV, aquele dos testes de fidelidade, que vai ao ar às segundas-feiras. João só perde para a trupe do Pânico, que lidera o ibope da casa.

Composto quase que exclusivamente por pegadinhas, Tarde Quente é descrito no site da emissora como sendo “um programa para toda família se divertir”, mas o que se vê na tela é uma série de preconceitos destilados entre uma e outra “atração”. Na página dedicada ao programa na internet, há uma enquete para que os telespectadores possam escolher a pegadinha que desejam ver nas próximas edições do Tarde Quente. Entre elas, ator assusta cliente simulando um choque, ator diz que pitbull sumiu e assusta pedestres, marido falecido se levanta. Tudo extremamente construtivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;