Internacional Titulo
Rice: Estados Unidos não autorizaram ataque de Israel ao Irã
Da AFP
13/03/2005 | 14:34
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos não autorizaram os israelenses a atacar as instalações nucleares iranianas, assegurou neste domingo a secretária de Estado norte-americana Condoleezza Rice. Ela foi indagada sobre a informação publicada neste domingo pelo jornal britânico Sunday Times, segundo a qual Israel tem planos de ataques aéreos e terrestres contra instalações nucleares iranianas no caso de a via diplomática não conseguir pôr fim às ambições nucleares de Teerã.

Entrevistada pelo canal ABC sobre se o presidente George W. Bush havia autorizado essa operação, Rice respondeu: "Não, claro que não". "O governo americana não vai autorizar nada e está claro que contamos com a via diplomática daqui por diante", explicou. Da mesma forma, enfatizou que os Estados Unidos e os europeus, que negociam com os iranianos, "têm agora uma posição diplomática mais forte".

Rice voltou a insistir que não vai disputar a presidência dos Estados Unidos em 2008, apesar de a campanha em favor de sua candidatura impulsionada por seus admiradores na internet. Rice negou as especulações sobre uma possível campanha para suceder o presidente George W. Bush e se transformar, simultaneamente, na primeira mulher e na primeira negra a chegar à Casa Branca.

"Não sei de que outras forma preciso dizer que não. Não tenho nenhum desejo de competir para ser presidente. Não vou tentar isso. Não vou fazer isso", afirmou Rice no programa "This Week", da ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;