Memória Titulo COLUNA
E a Refinaria de Capuava chega aos 65 anos

Recap nasceu particular graças ao empenho de brasileiros como Alberto Soares Sampaio, Paes Barreto e 179 funcionários que se mantinham na empresa e ganhavam medalhas de reconhecimento

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
18/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


A Refinaria de Petróleo União, em Capuava, Mauá, foi inaugurada festivamente em 18 de dezembro de 1954. Foi a primeira grande refinaria do Estado de São Paulo. Cinco anos depois, em 1959, vitoriosa, a hoje Recap publicava efusivo anúncio de páginas inteiras nos jornais, saudando suas conquistas.

DOIS NOMES

- Carlos Eduardo Paes Barreto, o que propôs a criação da refinaria.

- Alberto Soares Sampaio, o capitalista que acreditou no plano de oferecer a São Paulo a sua primeira grande refinaria.

UM DISCURSO

Em 1959, por ocasião do quinto aniversário da Refinaria de Capuava, foram entregues medalhas a 179 funcionários que também completavam cinco anos de casa. O presidente Alberto Soares Sampaio discursou. E disse:</CW>

- Capuava não era apenas mais uma instalação industrial a enriquecer o patrimônio do País, mas com ela surgira a primeira refinaria de grande porte.

- Somos uma equipe de diretores e técnicos brasileiros, e de operários, onde os poucos estrangeiros, radicados há muito no Brasil, tornaram-se, pelo coração e pela obra a que se dedicaram, bons brasileiros.

NOVA REALIDADE

Há 65 anos, estavam instaladas as refinarias de Capuava e de Manguinhos. A do Rio Grande ampliara suas instalações e a de Manaus iniciara suas obras. Depois...

Diário há 30 anos

Segunda-feira, 18 de dezembro de 1989 – ano 32, edição 7252

Manchete – Em edição extra: apuração indica uma vantagem de 3% do candidato do PRN sobre Lula; Fernando Collor de Mello é o presidente da República 

- “Bom dia Democracia. Que os próximos anos sejam de paz, liberdade e prosperidade. Diário do Grande ABC – o jornal para toda a família (cf. anúncio de página inteira do Diário).

Cena Política (Joaquim Alessi) – Brasil começa um novo período e o debate político deve continuar.

Editorial – Grande lição ao vencedor 

Sequestro – Cativeiro de Abílio Diniz acaba com a rendição de dez sequestradores.

Em 18 de dezembro de...

1914 – A I guerra. Da manchete do Estadão: “Possibilidade de uma próxima batalha decisiva em França; apreensão de uma estação radiotelegráfica; batalha naval em águas da Holanda”.

Ao celebrar seu aniversário, Alfredo Flaquer Sobrinho, filho do senador Flaquer, oferece aos amigos um lauto jantar e uma mesa de finos doces à banda de música do 34º Batalhão do Tiro Confederado, sediado em Santo André.

1934 – De madrugada, cessam as chuvas que por quase quatro dias atingiram a linha entre Santos e São Paulo, o que inclui o Grande ABC. Transbordam os rios Tietê e Tamanduateí, depois de prolongada estiagem.

1939 – Em cartaz no Cine Central, da Rua Perrella, em São Caetano: Anjo de Cara Suja, Legião da Índia e Lutando pelo Amor.

A II Guerra. Do noticiário do Estadão: o couraçado alemão ‘Admiral Graf Spee’ foi ontem afundado pela própria tripulação a oito quilômetros da costa do Uruguaí.

1944 – Aberto, em São Paulo, o Primeiro Congresso Brasileiro de Cooperativismo, comemorativo ao centenário de fundação da Cooperativa dos Pioneiros de Rochdale, na Inglaterra.

1959 – Câmara de São Caetano aprova projeto que concede aumento de 30% ao funcionalismo a partir de 1º de janeiro.

Já Santo André aprova projeto de resolução que fixa, para 1960, o subsídio do novo prefeito – Oswaldo Gimenez – em 60.000 cruzeiros mensais, dos quais 20 mil a título de representação.

O atual prefeito, Pedro Dell’Antonia, que deixaria o cargo em 31 de dezembro, recebia 25 mil cruzeiros, dos quais 5.000 a título de representação.

Hoje

- Dia Internacional do Migrante

Santos do dia

- Senhora do Ó

- Vunibaldo

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 18 de dezembro:

- Em São Paulo, Sete Barras. Elevado a município em 1959, quando se separa de Registro

- No Paraná, Arapoti

- Em Goiás, Aruanã e Rianápolis

- Na Paraíba, Condado

- No Rio Grande do Sul, Getúlio Vargas, Horizontina, Não-Me-Toques e Tapera

- Em Santa Catarina, Guarujá do Sul

- Na Bahia, Lençóis

- Em Sergipe, Ribeirópolis

- Em Alagoas, Roteiro

- No Mato Grosso do Sul, Santa Rita do Pardo

- No Piauí, São Julião

Fonte:IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;