Economia Titulo
Brasil tem mais fabricantes de veículos que Estados Unidos
Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
03/03/2007 | 20:38
Compartilhar notícia


Fidelizar clientes não é fácil para as 24 empresas automotivas instaladas no Brasil. O total de montadoras que produzem no país chega a superar as existentes nos Estados Unidos – nove fabricantes fazem parte da AAM (sigla em inglês da associação que representa as companhias instaladas nos EUA).

O que agrava a diferença é que o mercado norte-americano vende cerca de 16 milhões de veículos por ano e o Brasil só deverá atingir a marca dos 2 milhões agora, em 2007. Apesar disso, o país está em 9º lugar em produção.

No mercado dominado pelas ‘quatro grandes’ – Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford – é fácil esquecer que existem ao todo duas dúzias de empresas no setor, o que inclui as fabricantes de máquinas agrícolas. Além das citadas, as empresas associadas à Anfavea (entidade que representa as fabricantes de veículos automotores no Brasil) são: AGCO, Agrale, Caterpillar, Case New Holland, DaimlerChrysler, Honda Automóveis, Internacional Indústria Automotiva da América do Sul, John Deere, Karmann-Ghia, Komatsu, Land Rover, Mitsubishi Motors, Nissan, Peugeot Citroën, Renault, Scania, Toyota, Valtra e Volvo.

Essas companhias totalizam 46 unidades industriais, distribuídas em sete estados. Atualmente, estão instaladas no Grande ABC sete fábricas. Na liderança da produção de autoveículos está o Estado de São Paulo (45,8%), seguido de Minas Gerais (20,2%), Paraná (12,6%), Bahia (9,8%), Rio Grande do Sul (5,6%), Rio de Janeiro (5,2%) e Goiás (0,8%).

Força - A indústria automotiva brasileira representa 14% do PIB (Produto Interno Bruto) industrial brasileiro e 5% do PIB total do país. Juntas, as fabricantes de veículos investem por ano R$ 1,7 bilhão e, em conjunto com as cerca de 500 empresas de autopeças e 3,6 mil concessionárias, empregam 1,3 milhão de pessoas.

Além disso, com mais de 50 anos de experiência, o país já está incluso na rede de desenvolvimento das montadoras. Isso significa que não são exportados somente carros. A mão-de-obra brasileira está entre as melhores do mundo. Não é à toa que brasileiro gosta tanto de cheiro de carro novo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;