Setecidades Titulo
Obra do Corredor ABD é retomada
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
23/12/2009 | 07:05
Compartilhar notícia


O segundo semestre de 2010 é o mais recente prazo anunciado pelo governo do Estado para inaugurar o prolongamento do Corredor Metropolitano ABD, que ligará o Grande ABC ao Morumbi, na Zona Sul da Capital. As obras, paradas desde o fim da década de 1980, foram retomadas ontem, em Diadema, com a presença do governador José Serra (PSDB).

O projeto faz parte do programa de transporte Expansão São Paulo, orçado em R$ 24 milhões. A expectativa é de que o sistema entre em funcionamento dentro de oito meses.

Sobre o longo período de espera para o reinício dos trabalhos, o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, justificou.

"Foi preciso vencer a dificuldade do não fazer, pois tudo dificulta a ação do gestor público. Isso (o corredor) ficou parado 20 anos. Sofremos com problemas jurídicos, novas licitações, brigas entre os participantes, mas, enfim, vamos reiniciar a obra."

A futura pista é o prolongamento da linha já existente, que transporta 6 milhões de passageiros por mês e liga os bairros do Jabaquara e São Mateus, na Capital - atravessando Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá.

A faixa exclusiva para os coletivos está construída na maior parte dos 12 quilômetros até a linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Futuramente, haverá conexão com a linha 5-Lilás, do Metrô.

Para terminar as obras, porém, ainda é preciso recuperar o pavimento, delimitar o canteiro e instalar os pontos de paradas em todo o trecho.

A linha será entregue sem o sistema de eletrificação, que permitiria também o trânsito de ônibus elétricos. A opção só deverá estar disponível em 2011, quando as obras deverão ser finalizadas. Até lá, só circularão veículos a diesel.

A expectativa da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que gerencia o corredor, é de que o serviço seja utilizado diariamente por 15 mil usuários.

"O Corredor ABD tem um dos melhores desempenhos do Brasil. É um sistema que deu certo, e vamos trabalhar para aperfeiçoar", afirmou José Serra.

O governador lembrou que participou do projeto de implantação do corredor quando era secretário de Planejamento .

NOVIDADES - Enquanto o Diadema-Morumbi será inaugurado sem o sistema de eletrificação, os trabalhos para eletrificar o trecho restante do Corredor ABD, de Piraporinha até o Jabaquara, só deverão estar prontos no segundo semestre de 2010.

Sobre o projeto do primeiro ônibus movido a hidrogênio do Brasil, que foi lançado em julho, o diretor-presidente da EMTU, Julio Antonio de Freitas Gonçalves, afirmou que os testes estão em curso e que o veículo será testado em linha comercial em janeiro.

Serra pede rapidez com a Fundação Casa

O governador José Serra (PSDB) aproveitou ontem a oportunidade para cobrar dos prefeitos petistas Mario Reali, de Diadema, e Luiz Marinho, de São Bernardo, mais empenho para viabilizar os terrenos nos municípios para construção de unidades da Fundação Casa.

Tal como o Corredor ABD, a inauguração dos centros de internação de jovens infratores está atrasada.

O projeto prevê dois prédios em São Bernardo e Santo André, e um em Diadema. Cada bloco terá capacidade para receber 56 adolescentes.

Segundo Marinho, a área no município, no bairro Batistini, estará liberada para o início das obras em janeiro. Em Diadema, segundo Reali, ainda falta definir o terreno, que está sendo analisado pela Prefeitura e Fundação Casa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;