Setecidades Titulo Memória
Contagem regressiva para o estádio de Paranapiacaba
Ademir Medici
04/07/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 E a lembrança de outro espaço histórico do futebol do Grande ABC, o campo do bairro da Pedreira, em Rio Grande da Serra, mais antigo que o Pacaembu

“Ali, naquele lugar indicado na planta, seria o local destinado para se jogar bola. E o futebol conheceu o primeiro local previamente definido para sua prática (1895)”.

Cf.”Campos, Estádios e Arenas do Futebol... Começa o espetáculo”, livro de Paulo Cezar Alves Goulart, com apresentação de Domingos Antonio D’Angelo Junior, do MemoFut (edição de 2015)

Um assunto que não poderia faltar na apresentação de Memória na 112ª reunião do MemoFut (Grupo Literatura e Memória do Futebol), no Museu do Futebol (sábado, 13 de julho), será sobre o estádio de Paranapiacaba, hoje o mais antigo do Brasil.

E a boa notícia já foi dada pelo Diário, em reportagem assinada pela jornalista Yasmin Assagra, com fotos do repórter-fotográfico Celso Luiz: as obras de remodelação do estádio histórico terão início após o Festival de Inverno, em agosto.

Também no segundo semestre será restaurado o antigo União Lira Serrano, outra jóia de Paranapiacaba, sede toda em madeira, de grandes bailes, sessões de cinema, acontecimentos cívicos e sociais. Assinado: prefeito Paulo Serra (cf. a edição do Diário de 28-6-2019).

Paranapiacaba merece. O futebol brasileiro também. Os primeiros campos de futebol onde ocorreram as primeiras partidas, em São Paulo e no Rio, foram engolidos pelo progresso. Paranapiacaba resiste, como resiste o campo da Pedreira, em Rio Grande da Serra, o primeiro a ganhar refletores na região, mais ou menos na mesma época do antigo campo do Meninos FC, em Rudge Ramos.

Se o campo do Meninos hoje abre espaço a linda praça pública, os estádios de Paranapiacaba e bairro da Pedreira sobrevivem – ou será que o campo da Pedreira também foi engolido pela urbanização depois do 14º Congresso de História em 2017? Memória investigará.

Fica agora a nossa expectativa em torno do estádio de Paranapiacaba. O Serrano voltará a ter a sua casa. Quem sabe o Corinthians Paulista venha para a reinauguração, ele que já jogou ali em 1925 e foi derrotado, conforme a taça preservada na sede do União Lira Serrano.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 4 de julho de 1989 – ano 32, edição 7108

Manchete – Governo quer mudar de novo a lei salarial.

São Caetano – Prefeitura recupera 24,5 quilômetros da rede de água em 102 ruas.

Celebração – Padre Rubens Chasseraux, pároco de Vila Palmares, em Santo André, faz 25 anos de ordenação.

Adeus – Morre o empresário Sebastião Pereira de Britto, 1º vice-presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André). Tinha 55 anos.

Educação – Lúcia Rodrigues invadiu, com outros 100 colegas, alunos da Metodista, em São Bernardo, o gabinete do diretor Anísio Pereira, para protestar contra o aumento da matrícula e das mensalidades.

Na Serra – Bombeiros resgatam estudante que caiu na Pedra Lisa, em Paranapiacaba.

Em 4 de julho de...

1914 – Lucio Veiga exonera-se dos cargos de contador e diretor da Câmara de São Bernardo. Os dois cargos são suprimidos, “como medidas econômicas e pelo fato de serem dispensáveis”.

1919 – Em greve os ferroviários da conserva da São Paulo Railway, que corta o Grande ABC, e da Sorocabana. Reclamam jornada de oito horas com salários de 5$000 diários com 50% a mais quando das horas extras e salários dobrados para o serviço noturno.

Os grevistas pedem também o fornecimento de uma capa de borracha e um par de polainas por terem de trabalhar muitas vezes expostos às chuvas.

Em São Paulo a colônia norte-americana festeja a data da independência dos Estados Unidos.

1959 – O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Civil e do Mobiliário de São Caetano realiza assembleia extraordinária para discutir a Lei Orgânica da Previdência Social e a alta do custo de vida.

Em pauta, ainda, medidas de solidariedade aos trabalhadores da Fiação e Tecelagem Santo André, que estão em greve desde 20 de abril.

Prefeitura de São Caetano apresenta plano de reflorestamento para o parque municipal de 40 mil metros quadrados localizado na Vila São José. Os trabalhos de terraplenagem já começaram.

1969 – Randi, de Santo André, bate o Pinheiros e sagra-se campeão paulista de vôlei: 3 sets a 2 no ginásio do Defe, em São Paulo. Os campeões: Antonio Carlos Moreno, Décio Cataruzzi, Chico Anísio, Eloy Cataruzzi, Helinho, José Carlos Brunoro, Milan e Renato Romani.

Antonio Carlos Ferreira, o Ferreirinha, deixa a presidência do Santo André Futebol Clube.

Iniciada a construção do primeiro trecho do Metrô em São Paulo, para interligar as Zonas Norte e Sul, do Jabaquara a Santana.

1974 – Palestra de São Bernardo anuncia construção de ginásio de esportes com capacidade para 600 pessoas.

Hoje

Dia do Operador de Telemarketing

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 4 de julho:

Em São Paulo, Ibitinga, elevado a município em 1890, quando se separa de Araraquara, e Tanabi, elevado a município em 1924, quando se separa de São José do Rio Preto.

Em Santa Catarina, Alto Bela Vista e Paial

No Mato Grosso, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Juruena, Matupá, Nova Mutum, Porto Esperidião, São José do Povo e Tapurah

No Pará, Curralinho

No Paraná, Iracema do Oeste

No Mato Grosso do Sul, Paranabaíba

Em Rondônia, Parecis

No Piauí, Piripiri

No Rio Grande do Sul, Taquari

Em Goiás, Uruaçu

Fonte: IBGE

Santos do Dia

Isabel de Portugal. Filha do rei Pedro III e da rainha Beata Constança, de Aragão. Casou, aos 12 anos de idade, com dom Diniz, que foi rei de Portugal. Uma nobre, portanto, conhecida em Portugal como a Rainha Santa. Optou pela pobreza voluntária e à caridade.

André de Creta




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;