Cena Política Titulo
Atila insiste em vereadores na lista de testemunhas
Fábio Martins
15/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Nos dois processos de impeachment – tanto de quebra de decoro quanto de vacância no cargo – em tramitação na Câmara de Mauá, o prefeito Atila Jacomussi (PSB) arrolou cinco vereadores, ao todo, na forma de testemunhas de defesa. Os parlamentares, internamente, avaliam que ao colocá-los nestas condições seria estratégia do grupo de advogados, a partir dos depoimentos, transformá-los em parte na denúncia e, assim, abrir brecha para afastá-los da votação. O socialista indicou na lista aqueles que podem votar a favor da cassação. São eles: Ricardinho da Enfermagem (PTB), Fernando Rubinelli (PDT), Chico do Judô (Patriota), Chiquinho do Zaíra e Adelto Cachorrão, ambos do Avante. Uma das comissões rejeitou, após consulta nos bastidores. A defesa pediu às comissões reconsiderar a posição para ouvir os parlamentares. Atila já havia solicitado também à Justiça que os edis fossem convocados nas oitivas. O juiz disse que não existe necessidade. Na comissão da vacância, ele pede novamente que os vereadores sejam ouvidos.

BASTIDORES

Celulares na sacola
No encontro realizado com o governador João Doria (PSDB), no Palácio dos Bandeirantes, quarta-feira, os prefeitos do Grande ABC, assim como as outras figuras presentes na audiência, a exemplo de secretários, tiveram os celulares ‘confiscados’ em uma sacola de plástico, na antessala do espaço de reuniões, separados com etiqueta e nome de cada um na embalagem. A medida tem sido adotada possivelmente por cautela para evitar exposição de conversas consideradas reservadas.

Sete juntos
O encontro de ontem viabilizado pelo Consórcio Intermunicipal com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), resgatou agenda com a presença dos sete prefeitos da região juntos pela primeira vez depois de pelo menos um ano e três meses. Na reunião, no Palácio dos Bandeirantes, todos os chefes de Executivo do Grande ABC sentaram lado a lado no debate sobre propostas para minimizar o impacto às vítimas das enchentes – no dia anterior, José Auricchio Júnior (PSDB), de São Caetano, não compareceu por problemas de saúde. O tucano retomou a programação ontem, cumprindo compromisso, e completou a bancada. Com a formalização da saída de Lauro Michels (PV), de Diadema, do colegiado, essas cenas estavam raras.

Sapato alto
Ex-prefeito de Santo André, Aidan Ravin (Podemos) publicou, em suas redes sociais, uma imagem em que aparece um pé de pato com salto alto. O material não apresentava texto, mas certamente se referia às enchentes que assolaram o Grande ABC na noite de domingo e madrugada de segunda-feira, incluindo Santo André – foram duas mortes na cidade e outras oito nos demais municípios da região. Porém, a proximidade das discussões sobre a eleição municipal do ano que vem tem antecipado o processo. Aliás, série de figuras do meio político usou o momento da tragédia para se autopromover ou fazer piada. Só que, às vezes, essa precipitação pode ser tiro no pé.

Amoêdo em Santo André
O ex-presidenciável e dirigente nacional do Novo, João Amôedo, participa na terça-feira de evento no Grande ABC para falar sobre ações em andamento e próximos passos do partido. Na ocasião, os militantes poderão fazer perguntas ao ex-presidenciável. O encontro ocorrerá no Clube Primeiro de Maio. A votação de Amoêdo na região surpreendeu. Ele recebeu 80.332 votos nas sete cidades, ficando à frente de políticos tradicionais. Em São Caetano, por exemplo, ficou em terceiro lugar, deixando para trás Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo e que foi para o segundo turno, e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;