Política Titulo Descontos fiscais
Auricchio diz que pacote pró-GM está quase pronto

Prefeito de São Caetano afirma esperar fim de negociações para avanço de benefícios

Por Daniel Tossato
do Diário do Grande ABC
22/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), afirmou, ontem, que apenas aguarda finalização de acordos entre técnicos da Prefeitura e a direção da GM (General Motors) para poder mandar para a Câmara projeto de lei com pacote de benefícios para tentar manter a montadora norte-americana com planta na cidade. Entre as medidas que o tucano já revelou está desconto nas contas de água, IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ISS (Imposto Sobre Serviço). Em troca, quer compromisso de investimentos na produção.

“A situação da GM está toda encaminhada”, disse o prefeito. Internamente, a expectativa é poder enviar na próxima semana o planejamento fiscal a favor da GM. Na terça-feira, Auricchio visitou o Legislativo e se reuniu com a maioria dos vereadores. Falou sobre como andam as negociações com a empresa e confidenciou que há na mesa de negociações compromisso de aporte de recursos para manter a fábrica até, pelo menos, 2023.

No início do ano, a GM ameaçou fechar suas portas na América do Sul, sob alegação de falta de lucratividade.
Desde então, força-tarefa com Prefeitura, governo do Estado e até União foi mobilizada para assegurar a permanência da planta no município.

Ontem, durante entrevista coletiva para discorrer a respeito da saída da Ford de São Bernardo, o secretário estadual da Fazenda, Henrique Meirelles (MDB), disse que o debate não envolveu concessão de incentivos estaduais. “Atuamos junto com a empresa, não no sentido de incentivos fiscais, mas de mostrar aos fornecedores que iriam perder vendas caso insistissem em manter margens (de lucro). Avançou muito a negociação da GM.”

BALANÇO

O prefeito de São Caetano anunciou ontem balanço financeiro da gestão no ano passado e celebrou o superavit de R$ 44,3 milhões. “Esta é a primeira vez que atingimos este valor de superavit. Esse valor representa 50% da capacidade de investimento da cidade”, declarou o tucano, ressaltando as medidas de contenções de gastos adotadas em sua gestão. (Colaborou Yara Ferraz) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;