Setecidades Titulo Enchentes
Meia hora de chuva causa diversos transtornos aos moradores da região

No Jd.Hollywood, em S.Bernardo, transbordo de esgoto gera reclamação

Por Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
22/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Bastou meia hora de chuva – a partir das 14h40 de ontem – para que começassem os transtornos aos moradores e motoristas que circulam pelo Grande ABC. Embora não tenha registro de tragédias, cerca de dez pontos de alagamento foram observados nas cidades da região. No Jardim Hollywood, em São Bernardo, o problema ficou por conta de esgoto que transbordou em seis casas.

Em Santo André a região central foi a mais afetada, como nas ruas Arthur de Queiroz, Santos Dumont, e Avenida Firestone, no Casa Branca. A Avenida dos Estados, próximo à divisa com Mauá, também teve pontos de enchente.

Em Mauá, a Rua Cabo João Romeu Teixeira com Avenida Manoel da Nóbrega, no Capuava, também foi afetada. “Toda vez que chove é esse tormento, mas a Prefeitura sempre lembra de mandar o carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)”, reclamou o pintor Longuinho da Silva Santos, 58 anos.

CAOS
Em São Bernardo o alagamento foi nas Avenidas Kennedy e Jurubatuba. Entretanto, o transtorno maior foi no Jardim Hollywood, onde seis casas foram invadidas por esgoto. Segundo os moradores, o problema é observado desde 2016, mas se agravou do ano passado para cá.

A casa mais afetada foi a de Teresinha Romana Novaes, 66, na Rua Vera Cruz. A dona de casa, que mora há 40 anos no local, chegou a passar mal ao ver a residência tomada por água, fezes e lama. “Ontem (quarta-feira) fiquei até tarde limpando o quintal. Todo dia agora é isso, basta cair uma chuvinha que mina água do solo, sai esgoto pelos ralos e até mesmo da pia da cozinha, e fica um nojo. Não aguento mais.”

Questionada, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) esclareceu, por meio de nota, que o local é provido de rede coletora de esgoto e que, após vistoria, “está providenciando a lavagem e desinfecção dos imóveis. Esclarecemos que a empresa continua à disposição dos moradores e poderá efetuar as vistorias apurando as responsabilidades”, justificou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;