Política Titulo Santo André
Rautenberg avisa aliados que vai se licenciar de novo

Vereador mais bem votado da região, republicano de Sto.André retomou mandato em dezembro, mas deve se ausentar antes do retorno das sessões

Raphael Rocha
Daniel Tossato
do dgabc.com.br
29/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Vereador campeão de votos do Grande ABC em 2016, com 7.863 adesões, Roberto Rautenberg (PRB) avisou alguns colegas de Casa e até assessores que vai, novamente, tirar licença do mandato.

O republicano foi reconduzido ao mandato em 2016 e tomou posse em janeiro de 2017. Em agosto do mesmo ano, protocolou o primeiro pedido de afastamento. Foram sucessivos requerimentos e sua ausência do Legislativo durou até dezembro, quando retomou o mandato para participar da eleição para presidente da Casa.

Rautenberg tem alegado motivos pessoais para não exercer o mandato para o qual foi reeleito. Empresário, dedica seu tempo ao projeto de expansão de rede de academias da qual é proprietário – há franquias abertas em outros Estados, por exemplo.

As licenças – com prejuízo de seus vencimentos – foram cessadas no fim do ano passado depois que seu suplente, Jorge Kina (PSB), comentou que não votaria em Pedrinho Botaro (PSDB) para presidência da Casa. Pedrinho era o nome defendido pelo governo do prefeito Paulo Serra (PSDB). Além disso, Kina ameaçava a demissão de assessores ligados a Rautenberg na reforma administrativa – quando se licenciou, o titular da cadeira fez acordo para que seus aliados permanecessem no gabinete.

O republicano retornou à Câmara, participou da eleição interna, votou em Pedrinho, depois se ausentou dos trabalhos. O tucano venceu o pleito e, desde do dia 1º, preside o Legislativo de Santo André.

“Não encontro o vereador desde dezembro. Nem virtualmente nem pessoalmente. Por isso não troquei informações sobre essa possibilidade (de nova licença)”, discorreu Pedrinho. “Ele, se quiser (se ausentar novamente), precisa encaminhar requerimento para que seja lido na primeira sessão. Algo que ele não fez.”

Rautenberg não retornou aos contatos da equipe do Diário. Nos bastidores, o republicano vem buscando convencer o grupo político a migrar para eleger seu irmão, Ricardo, como vereador em 2020.

MAIS SUPLENTES
No dia 5, quando retornam as sessões legislativas, outros três suplentes devem tomar posse como vereadores, além de Kina.

Vavá da Churrascaria (SD) herdará a cadeira de Elian Santana (SD), vereadora afastada judicialmente acusada de ser beneficiária de suposto esquema de fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Vavá recorreu à Justiça para ficar com a vaga.

Marcos Pinchiari (PTB) e Marcos da Farmácia (PSB) assumirão os espaços de Edson Sardano (PTB) e Almir Cicote (Avante), que assumirão a Secretaria de Segurança e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), respectivamente. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;