Memória Titulo
Olímpia e Goes, união de 65 anos

Quando se escrever a história do Sesc de Santo André, um nome deverá ser lembrado, o de João Pereira Goes

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/03/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Quando se escrever a história do Sesc de Santo André, um nome deverá ser lembrado, o de João Pereira Goes. Coube a ele lutar e insistir para que a obra fosse realizada. Para isso usou toda a sua experiência como conselheiro do próprio Sesc e junto à Federação e Centro do Comércio do Estado de São Paulo.

E hoje é um dia especial na vida do Sr. Goes. Ele celebra junto à família os 65 anos de casamento com Olímpia de Jesus Camargo Gomes. Ele, natural de Garanhuns (PE); ela, nascida em Afonso Camargo, no Paraná. Goes e Olímpia casaram-se em 2 de março de 1946, em Assaí (PR) e desde 13 de novembro de 1950 residem em Santo André, quase sempre no Parque das Nações.

Nesta trajetória, o trabalho na feira e a fundação da Associação (atualmente Sindicato) dos Feirantes do Grande ABC, em fevereiro de 1956 - portanto, há 55 anos. Goes foi um dos fundadores e presidente do sindicato durante 35 anos.

O casal teve duas filhas, Kátia e Elizabete, casada com Luiz Capuano, e dois netos, Luiz Fernando e Carla.

NOTAS
1 - O vereador: Goes faz parte do Almanaque de Vereadores de Santo André; foi vereador em duas legislaturas na cidade; e também em Assai.
2 - O reconhecimento: Goes recebeu em 2003 a Medalha Cívica João Ramalho, outorgada pela Câmara Brasileira de Cultura.

legenda da foto: Olímpia e João Pereira Goes: a celebração das Bodas de Prata

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 1º de março de 1981

Patrimônio histórico - São Bernardo anuncia a preservação do antigo prédio da Câmara Municipal: Rua Marechal Deodoro, 1.325, atual Câmara de Cultura Antonino Assumpção.

Carnaval 81 - Três cidades promovem desfiles hoje: Santo André (ranchos), São Bernardo e Mauá (escolas de samba).

Automobilismo (Homero Vilella e Ricardo Hernandes) - Diário mostra com exclusividade o novo caminhão da Volkswagen, "ainda não batizado oficialmente".

Crônica (Roterdan Cravo, pseudônimo do jornalista Fausto Polesi, diretor de Redação e editor-chefe do Diário) - Na avenida já vão desfilando as figuras do nosso Carnaval.

EM 2 DE MARÇO DE...

1641 - Vice-rei do Brasil, marquês de Montalvão envia uma carta ao conde de Nassau comunicando-lhe a aclamação do rei dom João IV.

1971 - Reformulação gráfica no Diário. Ganham mais espaço as seções Infantil e Feminina, Social e Esportes.

Trabalhadores

Nascem em 2 de março:

1907 - Batista Cavalini, de Ribeirão Pires. Operário da F. Hakradt. Residia à Rua Rio Grande do Norte, 10.

1928 - Jairo Masson, de Pederneiras (SP). Operário da Rhodia. Residia à Rua Uruguai, 93.

Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

Memória & literatura

Advogado José Bueno Lima lança hoje, às 19h, na Casa do Advogado de Santo André, o seu segundo livro de crônicas: Como se Fosse Hoje. As crônicas de Bueno Lima estão também no site josebueno.zip.net

MUNICÍPIO PAULISTA

Olímpia, fundado em 2 de março de 1903 e elevado a município em 1917, quando se separa de Barretos.

HOJE

Dia da Poesia e Dia Nacional do Turismo.

SANTOS DO DIA

Inês da Boêmia, Jovino, Januária e Simplício.

São Simplício foi papa de 468 a 483.

Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: paulinas.org.br .

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ

Rina Bernardete Turrini, 67. Nasceu em 8-7-1943 em Araçatuba (SP). Filha de Francisco André Turrini e Joana Luzia Turrini. Anteontem. Cemitério do Curuçá.

SÃO BERNARDO

Jandira Rodrigues da Gama Favaro, 88. Nasceu em Catanduva (SP) em 4-11-1922. Filha de Francisco Rodrigues da Gama e Otilia Rodrigues de Oliveira. Anteontem. Cemitério de Vila Euclides.

Espinalba Del Nero Taipina, 87. Nasceu em São Paulo (SP) em 29-1-1924. Filha de Paschoal Del Nero e Maria Vassalos. Anteontem. Cemitério dos Casa.

Nadir Guadagnin Angioletto, 80. Nasceu em São Bernardo em 22-10-1930. Filha de Américo Guadagnin e Maria Guadagnin. Anteontem. Cemitério de Vila Euclides.

SÃO CAETANO

Alzira Rodrigues do Carmo, 96. Natural do Ceará. Dia 24. Cemitério da Cerâmica.

Victória Dardin Lodi, 88. Natural de São Paulo (SP). Dia 24. Cemitério da Cerâmica.

Edith Maria Gomes de Oliveira, 73. Natural de São Paulo (SP). Dia 27. Cemitério da Cerâmica.

Francisco Cláudio Bloo

Quensqui, 71. Natural de São Paulo. Dia 27. Cemitério da Cerâmica.

MARIA IZABEL GIANELLO (Dona Belinha)
(Viradouro, SP, 18-6-1925 - São Caetano, 24-2-2011)

Dona Belinha, filha de um carreiro de boi, ficou órfã com 5 anos de idade. Foi criada por família da região onde trabalhava como doméstica. Casou-se em 1944 com Bruno Gianello e vieram para São Paulo. Moraram na Vila Alpina e Vila Califórnia até 1954, quando se transferiram para São Caetano.

Aqui se instalaram num bar e mercearia na Rua Urupema, 315, conhecido na época como bairro Monte Alegre Novo, hoje bairro Oswaldo Cruz. O bar chamava-se ‘Bar e Mercearia Nossa Senhora Aparecida', mas todos o chamavam de Bar da Dona Belinha. Ela administrava o bar, enquanto seu marido trabalhava na Indústrias Reunidas F. Matarazzo. Mudou-se para a Avenida Tijucussu em 1963, onde ficou até falecer. Ficou famosa no bairro pelos bolos de noiva que fazia e pelas balas de coco que produzia para os parentes e vizinhos.

Teve três filhos, Dirce - professora de parque infantil da Prefeitura, hoje aposentada - Luiz Carlos, professor de Administração na USCS (Antigo Imes) e José Roberto, sociólogo e pesquisador do Gipem, dois netos Sandro e Camila e a nora Francisca.

Dona Belinha partiu aos 85 anos. Foi sepultada no Cemitério das Lágrimas e hoje será rezada a missa de 7º Dia na Igreja Paroquial de São Bento, no bairro Olímpico, às 19h30.

Texto: José Roberto Gianello




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;