Setecidades Titulo
Instituto Braudel aponta caminhos para juventude
Por Do Diário do Grande ABC
13/03/2005 | 18:37
Compartilhar notícia


Mostrar o esforço para resgate dos jovens talentos nas periferias do Grande ABC e da capital. É esse o tom da palestra que abre na próxima terça-feira o Ciclo de Debates do Conselho Editorial do Diário. O diretor-executivo do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, jornalista Norman Gall, é o palestrante do evento,  para o qual estão convidados os 101 conselheiros editoriais do jornal e representantes do setor público. A palestra tem início às 17h, no Pampas Palace Hotel, em São Bernardo.  

A experiência do Instituto Fernand Braudel em destaque no encontro é o Projeto Círculos de Leitura, programa que atende a cerca de 1,5 mil estudantes de escolas públicas em São Bernardo, Diadema e alguns pontos da periferia da capital há cerca de cinco anos. O resgate dos jovens condenados à imobilidade social é feito pelos grandes “heróis” de William Shakespeare, Homero, Gabriel Garcia Márquez, Machado de Assis e Clarice Lispector, entre outros autores.

O projeto atende jovens de 12 a 19 anos. São encontros de pequenos grupos nos quais trechos dos clássicos são lidos em voz alta. Os temas são divididos e discutidos entre os jovens. Depois das atividades, eles redigem textos. A relação entre as dificuldades do cotidiano pesado das periferias e as histórias contidas nos livros é um dos principais pontos, além do desenvolvimento das habilidades intelectuais, como vocabulário, expressão oral e correção ortográfica.

“Nas comunidades carentes há meninos muito inteligentes que não recebem a atenção merecida nas escolas. Apenas agüentam a desordem e a falta de conteúdo nas aulas”, diz o diretor do Instituto Braudel. “Nós queremos investir nessa juventude”, afirma.

O projeto nasceu na Escola Municipal do Canforja, em Diadema, cidade com a qual o instituto mantinha convênio até o ano passado. A atuação do Instituto Braudel era apontada como responsável pela queda nos índices de criminalidade em Diadema nos últimos cinco anos, tanto por conta dos trabalhos junto às comunidades carentes, como por conta das análises e mapeamento dos índices de violência da cidade, que até 2000 era a líder entre as cidades mais violentas do Estado, segundo levantamento anual da Secretaria de Segurança Pública.

“Ainda não é possível dizer que os índices de criminalidade diminuíram apenas com a instituição do Círculos de Leitura. As comunidades estão aprendendo passo a passo e claro que o projeto faz parte, mas foram ações integradas as responsáveis”, diz Gall. Hoje três escolas da cidade ainda mantêm o projeto.

São Bernardo – Em São Bernardo, uma parceria com a Fundação Criança e com a Diretoria Regional de Ensino permitiu que 17 escolas e cinco núcleos habitacionais recebessem o programa. “Nós vamos fazer uma grande revolução, criar líderes de verdade. Começando por gente da própria comunidade, onde nós buscamos e formamos educadores a todo momento”, assegura o diretor-executivo Norman Gall.

O Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial pesquisa há 18 anos diversos aspectos da sociedade, como violência e governabilidade. É presidido pelo embaixador Rubens Ricupero e patrocinado por diversas empresas, entre elas Philips e Pirelli. O nome do instituto homenageia o historiador francês Fernand Braudel, um dos fundadores da USP (Universidade São Paulo) na década de 30.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;