Memória Titulo SOS MEMÓRIA DE SÃO BERNARDO
Os desafios de Adalberto Guazzelli
Por Ademir Medici
27/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 O prédio que abriga a Seção de Pesquisa e Documentação da Prefeitura de São Bernardo, na Alameda Glória, 197, esquina com a Rua Jurubatuba, vai ter que aguardar para receber os serviços de manutenção de que necessita. É o que se depreende de e-mail do secretário Adalberto Guazzelli, enviado à Memória.

“Eu já estive na Memória com empreiteiros privados, meus clientes da loja, e depois com arquitetos da prefeitura para avaliar as necessidades. Eu mesmo subi no telhado, me pendurei nas beiras, pois, como sou do ramo de construção, sempre dou meus palpites na recuperação”, declarou Guazzelli.

“Agora aguardo um relatório do setor de obras, que levarei ao prefeito para saber qual será o procedimento que vamos tomar para tentar recuperar o espaço que há mais de 15 anos não sofre nenhuma manutenção”, acrescentou o secretário.

 

DRAMA

Respondemos de pronto a Guazzelli, também por e-mail: “As últimas chuvas destruíram de morte documentos importantes da Memória da sua e da nossa São Bernardo. Priorizar a nossa história é priorizar a memória dos que por aqui passaram, trabalharam, lutaram e imaginaram uma cidade melhor – como os Guazzelli, como os Medici”.

Metidos, dissemos mais: “Vamos lá: trocar as telhas e pintar as paredes, passar cal, tirar o bolor, e depois pôr as placas e desenhos. Esta é a sua melhor resposta”.

Adalberto Guazzelli respondeu à nossa sugestão: “Minha vontade é essa. Como eu gostaria disso. Só que, onde consigo telhas? Novas calhas? Mão de obra? Portas? Parte elétrica e lógica?”.

Continuou Guazzelli: “Esgotei minha ajuda de conhecidos da iniciativa privada. Com esse relatório que aguardo do setor de obras vou ao prefeito tentar fazer o que é necessário. A Secretaria de Cultura não tem pessoal para isso nem recursos financeiros. Por isso que ficou há anos esquecida. Eu só tenho vontade e proatividade para resolver. Espero conseguir através de mutirão, carta-convite, sei lá. E surpreender a todos”.

Respondemos: “Isso mesmo, Adalberto. Mutirão. Vou com você até os batateiros do bairro dos Casa. Eles colocaram a capelinha dos Casa para funcionar. Quem sabe nos ajudem com a mão de obra da Memória. Eu mesmo me proponho a trabalhar como servente de pedreiro. E falo isso de verdade. Quando quiser, vamos até o bairro dos Casa. Estou às ordens”.

 

MUITO TRABALHO

O secretário Adalberto Guazzelli enviou nova mensagem, inclusive com fotos, assinalando obras e serviços que o governo Orlando Morando conseguiu realizar na área cultural. Um longo relatório que assinala trabalhos na Câmara de Cultura Antonino Assumpção, Teatro Martins Pena, Teatro Cacilda Becker, reforma de três pianos, Parque Città di Marostica, capinação em torno das bibliotecas e outros espaços.

Guazzelli não tocou em dois assuntos: os estudos que vêm sendo realizados para escolha de um local-sede da sua secretaria e os serviços necessários no prédio da Rua João Pessoa que abriga a Seção do Patrimônio Histórico – também este prédio está um horror.

Ou seja: é muito trabalho pela frente.

Tivemos oportunidade, durante uma palestra na Seção de Pesquisa e Documentação, de dirigir publicamente uma sugestão ao secretário Guazzelli: ir do particular para o geral, o que – pelo relatório que Memória recebeu – está sendo realizado.

 

BOLOR. UMIDADE. VAZAMENTO

Ocorre que a documentação histórica não pode se perder. Muito já se perdeu. Essa documentação precisa ser posta a salvo imediatamente, antes que a chuva e o bolor a destruam – e muito já foi destruído, inclusive em outros governos, o que sempre denunciamos neste espaço, colecionando inimizades e narizes torcidos, tanto da esquerda como da direita.

No caso aventado de se transferir a Cultura para a Pinacoteca, no prédio do antigo Fórum, no Jardim do Mar, o que tem causado um alvoroço entre os artistas, houve a resposta ao Diário de que se trata apenas de estudo dos espaços ociosos.

Que espaços ociosos são esses a nota não diz. Um deles não poderia abrigar a documentação histórica até que as reformas sejam feitas no edifício da Alameda Glória?

São Bernardo tem história. Compete ao poder público fazer a sua parte. Nós, deste canto, fazemos o que podemos, sofrendo muito, resistindo, pensando em tantos que nos antecederam, entre os quais o amigo-irmão Beltran Asêncio, o fotógrafo da cidade.

 

Fotografe a sua casa

A Vila Rosa estava tão florida e linda que não resisti em tirar uma foto e enviar para Memória.

Ela fica na Avenida Portugal, 141, ao lado da Praça Cívica de Santo André. Uma edificação dos anos 1920. Pertenceu à família Vezzá. Longe de possuir imponência de edifícios modernos, representa um padrão residencial da então nascente burguesia.

Vila Rosa venceu a voracidade da especulação imobiliária. Em 1992 foi tombada pelo patrimônio público. Não poderia ser demolida, mas um prédio foi construído preservando a casa. No local funcionou um bistrô.

Claudia Ferreira (Facebook Santo André Ontem e Hoje).

 

Diário há 30 anos

Sábado, 27 de fevereiro de 1988 – ano 30, edição 6687

Manchete – Constituintes partem para confronto aberto com o Sarney (José, presidente da República)

 

Em 27 de fevereiro de...

1918 – Os chamados fundadores do Hipódromo de Santo André se reúnem em São Paulo. São aprovadas as plantas da raia e das arquibancadas. Uma comissão é nomeada para tratar dos estatutos. A joia para admissão de sócios será de 500$000.

As obras do hipódromo, já iniciadas, devem ficar concluídas em junho.

Participantes da reunião: Dr. Erasmo de Assumpção, Rodolfo Lara Campos, Domingos Teixeira Leite, coronel Saladino Cardoso Franco e coronel José Rodrigues da Costa.

1943 – Augusto Toldo nasce no bairro da Mooca, em São Paulo, mudando-se com a família para Rudge Ramos em 1951. Esportista e memorialista, guarda relíquias do esporte em geral sobre a cidade.

1972 – Prefeitura de Santo André libera a passagem de nível da Rua Coronel Fernando Prestes sobre a Avenida Perimetral em construção

 

Hoje

Dia do Agente Fiscal da Receita Federal

Dia do Livro Didático

 

Santos do Dia

Dia do Agente Fiscal da Receita Federal

Dia do Livro Didático

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 27 de fevereiro:

No Piauí, Aroazesa

Em Santa Catarina, Xanxerê

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;