Turismo Titulo Retrospectiva
À vontade dentro de casa

Em 2017, caderno deu atenção especial ao Grande ABC e se surpreendeu com o que existe no nosso quintal

Por Marcela Munhoz
28/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Antes de conhecer o outro é necessário conhecer a si mesmo. Antes de desbravar o mundo, porque não explorar as trilhas, ver de perto a natureza, experimentar o menu e curtir o que, muitas vezes, faz parte do seu roteiro diário e não sabia que existia? Essa foi a principal proposta do caderno Turismo do ano que está acabando. Inspirado em edições especiais realizadas pelo Diário no fim dos anos 1990 e começo dos anos 2000, criamos os selos Nosso Quintal e Sabores da Casa, que visam mostrar os principais pontos turísticos das sete cidades do Grande ABC.

As primeiras edições contaram sobre alguns atrativos dos municípios. Abrimos com a trilha Caminhos do Mar, em São Bernardo, que no Parque Estadual da Serra do Mar e percorre, a pé, a Estrada Velha de Santos. No caminho, muita natureza e construções que remetem à formação das nossas cidades. No segundo caderno, visitamos o Centro de Santo André, que oferece museus, igrejas e peculiaridades que merecem ser esmiuçadas. Diadema e seu borboletário vieram na sequência, seguidas pela reinauguração da Gruta Santa Luzia, em Mauá, e a revitalização do Parque Guapituba (foto ao lado).

Também visitamos estabelecimentos gastronômicos que oferecem além de menu específico, histórias interligadas às da região.A ideia é que, em 2018, nossa equipe de reportagem desbrave ainda mais os roteiros daqui. Tem alguma sugestão? Nos conte.

BEM MOVIMENTADO
Viajar é, sem dúvidas, um dos melhores investimentos que se pode fazer. Tanto é que, a cada ano, bilhões de dólares são injetados na área. Como se sabe, os brasileiros sempre foram clientes em potencial e se interessam pelo tema. Em 2017, muito aconteceu no mercado. Entre os destaques, estão as mudanças das regras de bagagem, a simplificação para tirar passaporte e a maior dificuldade para conseguir o visto norte-americano.

O que se viu também é que, em 2018, a aposta de destino é a Rússia, por conta da Copa do Mundo, mas também os exóticos Djibouti e Malta. O Brasil também tem muito a ser explorado. Neste ano, o Jalapão, no Tocantins, por exemplo, deu o que falar.

Relembre abaixo os destinos e temas que ganharam destaque nas nossas edições.

CHILE. Em viagem pela fascinante rota do vinho, especialmente Casablanca, descobrimos lugares e histórias encantadoras, como a do brasileiro David Giacomini. Santiago e Valparaíso também merecem
a atenção dos turistas brasileiros.

VALLE NEVADO. O Chile também é bem atraente no inverno. O Valle Nevado oferece diversas opções a todo tipo de visitante, mas agrada ainda mais aqueles que vão em busca de aventura na neve. A equipe de reportagem também se arriscou.

ITÁLIA. O ‘país da macarronada’ vai muito além do que diz a vã filosofia. Desbravar as montanhas, ruelas, gastronomia e histórias centenárias do destino é algo que nós recomendamos.
O Norte foi a estrela da edição acima.

ISRAEL. Você sabia que Tel Aviv é a metrópole que atrai cada vez mais pessoas do mundo em busca da vida noturna agitada? Também oferece ótimos hotéis e restaurantes. Quem viaja para lá, claro, não deixa de fazer os roteiros religiosos. Pode ser boa opção de férias para 2018, não?

CANADÁ. Nossa equipe de reportagem viveu momentos únicos por lá. Mostramos, inclusive em tempo real pelo Instagram (@nucleodgabc), os motivos que fazem Toronto ‘abraçar’ o turista. Destaque para a linda vista das Cataratas do Niágara.

APARECIDA. Em edição especialíssima, por conta dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora, visitamos o Santuário, que recebe mais de 12 milhões de pessoas por ano. Acompanhamos histórias de fé e anunciamos projeto de parque temático no local.

TEMÁTICOS
SURFE. Em uma das edições temáticas, listamos os principais ‘picos’ para a prática de surfe no Brasil e no mundo. Tem muita agência de turismo especializada, aliás. Também fizemos entrevistas com quem conhece do assunto: Gabriel Medina e Mineirinho.

ACESSIBILIDADE. Há algum tempo, o Turismo vem oferecendo possibilidades e estrutura também para pessoas que apresentam algum tipo de deficiência. Contamos a história, por exemplo, de cego que já escalou várias montanhas pelo planeta.

MULHERES. Elas fazem o roteiro, se preparam, colocam a mochila nas costas e saem desbravando o mundo. Mulheres nos contaram os motivos que as levam a viajarem sozinhas. Elas também falaram dos preconceitos, riscos e destinos mais bacanas.

CAMINHOS DE MÁRIO. Indicamos roteiro com pontos em São Paulo que inspiraram Mário de Andrade a criar Paulicéia Desvairada. Partindo do Museu Casa Literária, tem o Theatro Municipal, Viaduto Santa Ifigênia e a Avenida Ipiranga, por exemplo.

MEDO DE AVIÃO. É fácil falar de viajar ao redor do mundo para quem não teme desbravar os céus. Portanto, também fizemos edição especial com dicas e depoimentos para as pessoas que sentem pânico, mas não deixam de conhecer novos países.

LGBT. Mostramos agências de viagens, festas e roteiros para as comunidades de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros, que estão movimentando, e muito, o turismo. Espanha, Inglaterra e Argentina estão na lista dos principais destinos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;