Setecidades Titulo Mudança de estação
Início do verão promete fortes chuvas

Período mais quente do ano começa hoje, com expectativa de calor intenso em fevereiro

Bia Moço
Especial para o Diário
21/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 Sol forte durante o dia e tempestades no fim da tarde. Este é o provável cenário da estação que começa hoje e é conhecida por ser a mais quente do ano: o verão. Embora a população espere por dias abafados, o primeiro mês terá sensação de calor amena e quantidade de chuva acima do normal. O período de temporais, como o observado no fim da tarde de ontem – com volume de até 58 milímetros em alguns pontos, conforme o CGE (Central de Gerenciamento de Emergências) da região, passará a ser mais frequente a partir do Natal, com previsão de seguir até fim de janeiro.

De acordo com meteorologistas do Climatempo, entre dezembro e janeiro serão observados poucos dias com temperatura acima dos 30 °C. Já em fevereiro e março a quantidade de chuvas deve diminuir, portanto, a sensação de calor deverá ser mais elevada. O mês do Carnaval promete ser o mais quente do verão, com termômetros na casa dos 35 °C. O fim da estação é no dia 20 de março.

“Se chover mais do que o esperado em janeiro, estamos falando de muita chuva mesmo. Em fevereiro a nebulosidade é mal distribuída, portanto, quando vier (a chuva) será com força. Em março deve chover abaixo da média. No geral, o verão como um todo será com chuva dentro da média (cerca de 600 milímetros)”, relata o meteorologista Alexandre Nascimento.

 

CHUVA FORTE

Forte chuva na tarde de ontem anunciou aos moradores do Grande ABC a chegada do verão. Pelo menos dez pontos de alagamento causaram transtornos no trânsito.

A Avenida Industrial e a Avenida dos Estados, em Santo André, foram as vias mais afetadas. Em São Bernardo, a Avenida Pereira Barreto, e ruas como Jurubatuba, Faria Lima e Continental registraram congestionamento. São Caetano observou problemas na Rua Barbinos, no cruzamento com a Avenida Guido Aliberti. As avenidas Piraporinha, Brasília e Ulysses Guimarães foram as mais prejudicadas em Diadema. Em Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não houve ocorrências.

 

CUIDADOS

Com a chegada do verão, a exposição ao sol tende a aumentar, isso porque, além dos dias quentes de céu aberto, as idas a praias e piscinas ficam mais frequentes. Para redobrar a tenção, o dermatologista do Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama Domingos Jordão Neto explica que o protetor solar deve estar presente na rotina das pessoas, e, de preferência, com fator de proteção 60. “Estamos tomando sol o tempo todo, desde o caminho para o trabalho, inclusive dentro do carro, até nas atividades ao ar livre. Por esse motivo, o protetor solar deve andar sempre junto das pessoas.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;