Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Férias: momento de investir na carreira!
Por Cíntia Bortotto
18/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Já planejou o que vai fazer em suas férias? Investir no seu desenvolvimento nunca é demais. Uma maneira de se desenvolver é lendo ou fazendo e-learning. Estas são ferramentas que dependem única e exclusivamente da pessoa e da dedicação de tempo. As férias podem ajudar neste sentido, sem você precisar necessariamente não aproveitar o tempo com a família.

Muitas instituições de ensino fazem os chamados cursos de férias ou intensivos de férias. Se você precisa desenvolver um comportamento, minha dica é investir em processo de coaching. Este é um programa que demanda muita energia e autoconhecimento, e recomendo o início do processo acontecer em momento em que a pessoa possa parar e refletir ou fazer as famosas ‘lições de casa’ com tempo. Por isso pode ser benéfico se iniciar este processo durante as férias.

Para desenvolver liderança, além do coaching, recomendo os cursos de férias em instituições como ESPM e cursos de curta duração em escolas como a FGV.

Para desenvolver negociação, sugiro instituições como ESPM, FGV, HSM e FIA/USP, que falam muito bem deste assunto. Harvard também pode ser uma referência, até porque já existe educação a distância sobre este tópico.

Para desenvolver gestão de pessoas, sugiro também FGV, FIA/USP e ESPM, mas penso que a referência no Brasil ainda é FDC, com núcleos de estudos dedicados ao tema e fazendo sempre um alinhamento com outras escolas de negócio ao redor do mundo.

Para desenvolver planejamento e foco em resultados, além de um processo de coaching, recomendo curso de gerenciamento de projetos na Fundação Vanzolini ou FGV. Já para desenvolver relacionamento interpessoal, sugiro processos de autoconhecimento, coaching, feedback constante, além de cursos na FDC, FGV, FIA/USP e muitas consultorias consolidadas.

Outra dica, se você está precisando desenvolver um idioma, que tal utilizar este período? Como muitas pessoas ficam de férias das universidades ou colégios, as escolas de idiomas normalmente fazem programas intensivos para que se aprenda mais rapidamente uma língua estrangeira.

Outro bom investimento para fazer agora é estudar um idioma fora do País. Esta é uma boa dica para aqueles que têm o perfil de equilibrar o dever com a realização pessoal. Recomendo viagens para Nova York ou Londres caso você queira aprender inglês. Se quiser viagens mais econômicas, Austrália, Nova Zelândia e Canadá podem ser boas opções, dependendo da época. Para aprender espanhol sugiro Espanha; mas alternativas mais acessíveis são Argentina e Chile.

Administre bem seu tempo nessas férias e aproveite para investir em você. Livros e filmes também podem ser boa pedida. Siga confiante e boa sorte!  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;