Cultura & Lazer Titulo
Masp recebe 218 obras do artista espanhol Goya
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
17/03/2007 | 18:57
Compartilhar notícia


São 218 gravuras de Goya, quatro séries completas, que estão no Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateubriand). O museu recebe pela primeira vez no Brasil todos os desenhos de um genial inovador da arte. Francisco de Goya Y Lucientes (1746-1828) registrou fatos de sua época e testemunhou a falsa grandeza da elite e a estupidez popular. Sem distinguir classes sociais, retratou a miséria humana.

O Masp inaugura neste domingo a mostra Goya: As Gravuras da Coleção Caixanova, que permanece aberta ao público até 20 de maio. Depois vai a Buenos Aires, Cidade do México, Miami e Nova York, em turnê inédita.

Esta coleção, pertencente à instituição financeira Caixanova, nunca havia deixado a Espanha. Portanto, é uma oportunidade imperdível para ver a obra de um mestre da pintura espanhola clássica e da história da arte. De Goya, o Masp possui quatro retratos, que serão expostos na ante-sala de suas gravuras.

Goya foi um pintor extraordinário. Um colorista que encontrou forma de expressão carregando nas cores escuras. Sua justaposição de cores e deformação do real antecipou os expressionistas. Porém, foi um gravador excepcional, que registrou cenas de sua época, com conteúdo crítico e uma visão pessoal de mundo que atravessou dois séculos e teima em continuar.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;