Setecidades Titulo
Audiência começa a debater a regularização de moradias
Por Willian Novaes
Do Diário do Grande ABC
19/03/2011 | 07:05
Compartilhar notícia


Cerca de 200 moradores do Centreville lotaram, na noite de ontem, o plenário da Câmara de Santo André para a primeira audiência pública criada com a proposta de regularizar as residências do bairro.

A principal queixa das pessoas que compareceram no espaço foi sobre a ausência de algum representante da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). O órgão estadual enviou apenas uma carta, que teve um trecho lido pelo vereador Paulinho Serra (PSDB).

"Infelizmente, estou fazendo uma função dupla. Como vereador e representante do PSBD, fiquei decepcionado", disse o parlamentar, que está na comissão de cinco vereadores.

O principal assunto do encontro foi sobre os processos de execução fiscal por falta de pagamento do IPTU, movido pela Prefeitura, contra 26 residências.

"Como vou pagar o IPTU se não vem no meu nome? Quando regularizar tudo, lógico que vou quitar a minha parte. Aqui ninguém se recusa a pagar, mas tem que haver a regularização", comentou Juarez de Araújo Costa, 44 anos, que mora há dez no Centreville.

Na sessão que durou mais de duas horas, ficou combinada a criação de uma comissão com vereadores, secretários e moradores. A primeira medida será a realização de um recadastramento das famílias.

A costureira Mari Mota, 48, que reside há quatro anos no bairro, foi embora antes da finalização do encontro. "Tudo o que foi falado aqui já conversaram conosco em outra reunião. Sobre a regulamentação eles não respondem", disse.

O vereador Tiago Nogueira (PT) foi quem intermediou as perguntas e respostas da mesa. "Não é um processo fácil, mas queremos a regularização definitiva do Centreville."

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Frederico Muraro Filho, informou que agora a proposta é ter um projeto com começo, meio e fim.

O Centreville foi a primeira ocupação que ocorreu no Brasil. Em 16 de julho de 1982, aproximadamente 600 famílias invadiram as casas de um condomínio de alto padrão que estava com as obras paralisadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;