Política Titulo Ribeirão Pires
PPS pode impedir Banha de ser líder do Paço

Vereador já aceitou convite para representar governo Kiko na Câmara, mas enfrenta resistência da sigla

Por Felipe Siqueira
especial para o Diário
28/02/2017 | 07:07
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O vereador de Ribeirão Pires Edson Savietto, o Banha (PPS), foi escolhido pelos colegas para ser líder do governo de Adler Kiko Teixeira (PSB) na Câmara e até conversou com o prefeito sobre a possibilidade. Porém, ainda não assumiu a função com receio de retaliação de seu partido, adversário de Kiko nas urnas.

Banha ainda não conversou com sua legenda, presidida na cidade pelo ex-vice-prefeito Edinaldo de Menezes, o Dedé, que concorreu contra Kiko em outubro. O vereador quer ser líder de governo. “Já fui presidente, primeiro, segundo, terceiro secretário (na Câmara)”. Mas ele representaria a gestão pertencendo a uma sigla da oposição.

Caso o PPS de Ribeirão determine que Banha não seja líder do governo e ele prossiga com essa intenção, existe a possibilidade de isso ser enquadrado pela Lei dos Partidos Políticos (9.096/95), artigo 25, que dispõe sobre fidelidade partidária. Com isso, o PPS pode entrar com pedido da cadeira de Banha. “O estatuto do partido poderá estabelecer, além das medidas disciplinares básicas de caráter partidário, normas sobre penalidades, inclusive com desligamento temporário da bancada, suspensão do direito de voto nas reuniões internas ou perda de todas as prerrogativas, cargos e funções que exerça em decorrência da representação e da proporção partidária, na respectiva Casa, ao parlamentar que se opuser, pela atitude ou pelo voto, às diretrizes legitimamente estabelecidas pelos órgãos partidários”. Se isso acontecer, cabe à Justiça decidir se Banha permanece no cargo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;