Nacional Titulo
MP começa a investigar morte de animais no Zôo de SP
Do Diário OnLine
19/02/2004 | 11:53
Compartilhar notícia


O Ministério Público ingressa nesta quinta-feira no trabalho de investigação da morte de 13 animais no Zoológico e no Zôo Safari de São Paulo. O promotor Carlos Alberto Salles se reúne com a direção do parque para conhecer quais medidas estão sendo tomadas para evitar novas mortes.

Desde 24 de janeiro, 13 animais morreram no parque. As primeiras dez vítimas foram uma elefanta, três chimpanzés, três dromedários e três antas. No sábado, houve mais três mortes: um orangotango asiático, mais um dromedário e um filhote de bisão europeu.

Exames realizados nas vísceras dos animais concluíram que a morte foi causada por envenenamento. Agora, a Polícia Civil e o Ministério Público investigam como o veneno chegou até os animais.

O promotor deve pedir ao Zoológico que seja realizado um levantamento sobre o valor ambiental de cada animal, já que alguns dos bichos mortos estão ameaçados de extinção. Com isso, Salles deve realizar um relatório sobre os danos causados ao patrimônio público com a morte dos bichos.

A iniciativa se deve à preocupação do Ministério Público de pedir uma pena maior para o suspeito de cometer os crimes. A lei de crimes ambientais prevê, no máximo, pena de um ano. Com o valor do prejuízo em mãos, os promotores devem pedir uma reparação dos danos causados à população. “Quem fez isso terá de arcar com uma forte reparação civil, terá de pagar pelo dano patrimonial à Fundação Parque Zoológico e ao ambiente", disse o promotor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;