Economia Titulo
Líbia e companhia britânica de petróleo fecham acordo milionário
Por Da AFP
29/05/2007 | 16:41
Compartilhar notícia


A Líbia anunciou nesta terça-feira que assinará um acordo de prospecção e exploração de US$ 900 milhões com a companhia BP (British Petroleum), segundo afirmou nesta terça-feira o presidente da NOC (companhia nacional de petróleo Líbia), Chokri Ghanem.

De acordo com Ghanem, ex-primeiro-ministro líbio, o acordo inclui apenas a prospecção de gás na região de Sirte, a 500 km a leste de Trípoli, e em Ghdamess, a 700 km, ao sul da capital.

O anúncio foi feito pouco depois da chegada do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, a Trípoli, primeira etapa de sua viagem de despedida pela África. No fim da tarde, Blair se reuniu com o dirigente líbio, Muamar Kadhafi, em Sirte.

Por enquanto, a BP não confirmou se voltará à Líbia, limitando-se a dizer que espera que o resultado das conversas seja positivo.

Segundo produtor da África, com 1,7 milhão de barris diários, a Líbia conta com reservas de petróleo de grande qualidade avaliadas em 42 bilhões de barris, que podem chegar a 100 bilhões de barris. Além disso, possui reservas de gás natural estimadas em 1,3 trilhão de metros cúbicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;