Cultura & Lazer Titulo
Carlos Reichenbach participa de debate no CCBB
Do Diário do Grande ABC
18/05/2005 | 08:55
Compartilhar notícia


O projeto mensal Pensamentos Instigantes – Filosofia e Arte, iniciado em março, recebe às 19h30 desta quarta no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) de São Paulo o cineasta Carlos Reichenbach e o psicólogo Eduardo Palmeira Bandeira. Eles se juntam para realizar o debate “Willian James e o Cinema”. A mediação é do curador do programa, o psicólogo e arteterapeuta Claudio Augusto da Rocha Bergamo. A entrada é franca, mas as senhas de acesso (80 lugares) devem ser retiradas a 30 minutos antes do início.

Willian James foi um dos iniciadores da psicologia moderna. No debate será apresentada a Teoria das Emoções, desenvolvida por James, e os níveis e status da consciência, enfocando o cinema como fator de formação da personalidade e da consciência crítica. Também será discutido como mitos e valores são transmitidos por imagens, emoções e pensamentos.

Outra atração do CCBB é a retrospectiva (até dia 29) da obra de Reichenbach, diretor de Garotas do ABC. Nesta quarta, no entanto, não há sessão de filmes. Mas quinta tem a exibição de Dois Córregos (a partir das 18h) e um debate com o cineasta e os críticos Inácio Araújo e Marcelo Lyra, curador da retrospectiva. O CCBB-SP fica na rua Álvares Penteado, 112 (Tel.: 3113-3651), São Paulo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;