Automóveis Titulo Lançamento
Peugeot moderniza-se com 308
Leone Farias
Enviado a Ouro Preto
22/02/2012 | 07:00
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Divulgação


Chega, finalmente, em março ao mercado brasileiro o hatchback médio 308, da Peugeot, que substitui o 307, que deixa de ser fabricado. O carro, produzido na Argentina e na França e que estará nas concessionárias com preço a partir de R$ 53.990 (mesmo valor praticado para o 307), é uma das principais apostas da montadora neste ano e aprofunda a internacionalização da marca. 
O novo modelo conta com as últimas atualizações de estilo adotadas na versão europeia no segundo semestre do ano passado. Oferece design arrojado, itens que dão conforto ao dirigir, e bom espaço interno, entre outras características que lhe dão condições de se sair bem em aceitação do público na faixa a que ele se destina. 
O carro já chama a atenção pelo bonito visual, com linhas que acentuam o design robusto, mas elegante. Destaque para os vincos no capô, que transmitem sensação de movimento, para as rodas de liga leve de série e para o logotipo do Leão aplicado diretamente na carroceria. 
Além disso, luzes em LED de intensidade variável, em formato de bumerangue, ao lado dos faróis de neblina, dão toque de modernidade e tecnologia ao modelo. 
O espaço interno amplo é favorecido pelo bom acabamento. Conta, desde o modelo de entrada Active 1.6, com itens como volante revestido de couro, ajuste de altura do banco do motorista, porta-luvas refrigerado e iluminado, ar-condicionado e painel de instrumentos em que há integração de equipamentos, entre os quais módulo de comando de climatização, sistema de som e computador de bordo. Leva ainda, entre outros itens, apoios de braço nos bancos dianteiros e central traseiro e limpador de para-brisa com sensor de chuva (esses a partir da versão Allure 1.6, que sai por R$ 56.990). 
Outra característica que chama a atenção é o teto panorâmico de vidro Cielo - de série na versão mais sofisticada, o Feline 2.0 automático (R$ 70.990) - e que proporciona vista privilegiada aos ocupantes, principalmente os que vão no banco de trás.
O motor, bicombustível e que traz tecnologia inovadora (o sistema Flex Start, desenvolvido pela Bosch e que dispensa a necessidade do tanquinho de gasolina), responde bem e não decepciona nas ultrapassagens. Com potência de até 122 cv para os modelos 1.6 e 151 cv para os 2.0 (com etanol), o carro passa sensação de esportividade ao volante. 
Vale a pena também falar sobre os itens de segurança. O 308 sai com dois air bags na versão de entrada, e chega a seis (frontais, laterais e de cortina) no topo de linha Felline 2.0. Também conta, desde o modelo mais básico, com alerta de não colocação de cinto de segurança, acendimento automático de luzes de emergência após frenagem brusca e freios ABS. 
Meta é obter 8% das vendas
Depois de resultados de vendas abaixo do esperado do modelo 307 (6.647 unidades em 2011), cerca de 30% menos do que no ano anterior, a Peugeot projeta vendas de 12 mil unidades para o novo 308 no Brasil em 2012. O resultado lhe daria 8% de fatia em seu segmento, bem mais que os 3% de participação alcançados pela linha anterior. 
Com isso, a montadora espera ganhar posições na briga de mercado com os principais concorrentes em sua categoria - o Fiat Punto (36.547 unidades vendidas em 2011), o Hyundai I30 (35.717) e o Ford Focus (27.611). 
Para ajudar a aquecer essa disputa, até março haverá fase de pré-lançamento. Quem adquirir o modelo nesse período terá direito a três revisões gratuitas. No caso do Allure 2.0, ainda ganha o teto Cielo. 
A montadora não deve ficar só nesse lançamento. Já garante a chegada do 308 THP (turbo), do 308 CC, do 508 e do 208 ao Brasil. A intenção é se recuperar, depois do ano fraco em 2011. A marca registrou queda de 5% nas vendas no ano passado.




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