Cultura & Lazer Titulo
Belas Artes abre retrospectivas especiais
Por Luis Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
14/01/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Um dos mais tradicionais e carismáticos cinemas de São Paulo, o Belas Artes (Rua da Consolação, 2.423. Tel.: 3258-4092) conta os dias para o encerramento de suas atividades no dia 27. Antes de fechar as portas, o espaço cultural movimenta sua programação com as mostras especiais Sucessos do Belas Artes - sempre às 18h30 - e Clássicos Cults - diariamente às 21h -, que começam hoje. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) e as sessões seguem até o último dia de funcionamento.
A ideia é reapresentar antigos títulos que marcaram época nas telas do Belas Artes em seus 68 anos de atividades na Capital paulista. As restrospectivas contam com filmes de diferentes décadas e obras que irão agradar a todo o tipo de público.
A programação de Sucessos do Belas Artes será aberta hoje com Meu Tio (1958), do diretor francês Jacques Tati. Já Clássicos Cults começa com a emblemática obra russa O Encouraçado Potemkin (1925), de Serguei Eisenstein.
Amanhã, o público tem oportunidade de conferir Morte em Veneza (1971) e A Regra do Jogo (1939). O domingo traz sessões de Paixão Selvagem (1976) e o longa-metragem chinês Amores Expressos (1994).
Títulos como Noites de Cabíria (1957), Quanto Mais Quente Melhor (1959), O Bandido da Luz Vermelha (1968), Apocalypse Now (1979), Lúcia e o Sexo (2001) e As Bicicletas de Belleville (2003) estão na lista a serem exibidos.

FIM DAS ATIVIDADES
O Belas Artes tem passado por problemas financeiros desde o fim do patrocínio de um banco em março do ano passado. Um ultimato tinha sido dado pelo proprietário do imóvel e os responsáveis pelo cinema foram atrás de outro apoio.
Mesmo tendo conseguido o patrocinador, o locatário não quis renovar o aluguel e as salas devem ceder espaço para uma loja. A ideia dos proprietários do Belas Artes é abrir novo cinema em outro local.
O ex-governador José Serra (PSBD) afirmou no Twitter que conversou com secretário municipal de Cultura de São Paulo, Carlos Augusto Calil, e que o Belas Artes será tombado na terça-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;