Setecidades Titulo Tecnologia
Especialistas criam aplicativo para ajudar fumante a deixar o cigarro

Objetivo é fazer 100 mil pessoas abandonarem o vício até 2018

Por Nelson Donato
Especial para o Diário
23/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Atualmente, cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo é viciada em tabaco, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). No Brasil, o número de fumantes é de aproximadamente 20 milhões, segundo levantamento feito pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer José Alencar gomes da Silva) realizado em 2015. A preocupação sobre os riscos trazidos pelo cigarro motivou a criação de aplicativo que ajuda o usuário a abandonar o vício.

O psiquiatra Hewdy Lobo Ribeiro e a psicóloga Ana Carolina Schidt, especialistas em dependência química, criaram o aplicativo Zero Cigarro, que tem como principal objetivo auxiliar os tabagistas a diminuírem o consumo de tabaco gradativamente, até que o vício seja completamente extinto.

Disponível para os sistemas operacionais Android e IOS, o software conta com informações de organizações de Saúde com reconhecimento mundial, como a OMS e o Inca. O conteúdo informativo divide-se em instruções sobre o tabagismo, sintomas comuns (do vício), estratégias práticas para diminuir o consumo e os benefícios notados ao se parar de fumar.

O software possui dois programas: um voltado para fumantes e outro destinado às pessoas que desejam auxiliar alguém a largar o cigarro.

Para atingir a meta de fazer 100 mil pessoas abandonarem o vício até 2018, o Zero Cigarro conta com as funções de controle de consumo e gastos com o tabaco, além de periodicamente enviar mensagens de apoio aos usuários que fizerem o download.

RISCOS

A dependência do tabaco é responsável por vários malefícios para a saúde, sendo a principal causa de mortes evitáveis. Conforme explica Ribeiro, um dos maiores erros dos fumantes é achar que o consumo da substância só prejudica os pulmões. “O cigarro é a maior causa da enfisema pulmonar ou DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Porém os malefícios à saúde do indivíduo vão muito além. Ele (cigarro) possui compostos que contraem veias e artérias, o que pode desencadear AVC (Acidente Vascular Cerebral) e infartos. É também um fator dificultador no tratamento de doenças como hipertensão e diabetes”, esclarece.

Para aqueles que desejam abandonar o tabaco imediatamente, neste mês talvez seja o período mais propício. Isso porque no dia 31 é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco, data na qual a OMS aumenta os esforços com diversas iniciativas como o Programa de Controle do Tabaco e o fim do comércio ilegal do produto.

Para mais informações sobre o Zero Cigarro acesse o site www.vidamental.com.br/zerocigarro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;