Esportes Titulo
Justiça investiga ex-presidente da Federação Internacional
Por Kati Dias
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
09/03/2006 | 09:37
Compartilhar notícia


A Justiça suíça começou quarta-feira as sessões preliminares de um processo contra o mexicano Rubén Acosta, ex-presidente da FIVb (Federação Internacional de Vôlei), e mais outros dois dirigentes. Eles são acusados de falsificar registros contábeis. O caso começou a ser investigado após as denúncias do ex-presidente da Federação Argentina, Mario Gojman. Há três anos, o dirigente argentino acusou Acosta de receber uma comissão de US$ 6,3 milhões (cerca de R$ 12,6).

O mexicano e argentino se desentenderam no final do Mundial de 2002, disputado em Buenos Aires. No ano seguinte, Gojman quis recuperar o dinheiro gasto no torneio internacional por causa de uma crise financeira e foi afastado do cargo per Acosta. No mesmo ano, a Comissão de Ética do COI (Comitê Olímpico Internacional) começou a investigar as supostas irregularidades de fundos olímpicos e pagamentos de comissão na FIVb. Por causa disso, Acosta renunciou à presidência da entidade em maio de 2004.

Em dezembro do mesmo ano, as contas de Goijman foram investigados por um magistrado suíço, quem concluiu que não havia nenhum crime cometido pelo dirigente argentino. Em novembro de 2005, Goijman recebeu um prêmio por suas denúncias de corrupção contra Acosta na 5ªConferência Mundial de Esporte e Sociedade, em Copenhagem (Dinamarca).

Superliga – O São Caetano/ Mon Bijou não se deu bem no primeiro duelo com o Pinheiros/ Blue Life na Superliga Feminina. O time do Grande ABC foi superado por 3 sets a 0 (25/19, 25/13 e 25/17) no fechamento da fase de classificação. No sábado, a equipe comandada pelo técnico Antônio Rizola encontrará o Pinheiros novamente, já que as equipes se enfrentam nas quartas-de-final. O local do jogo ainda não foi definido pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei). Já o Finasa/ Osasco deu vexame quarta-feira e foi derrotado pelo Rexona/ Ades por 3 sets a 0 (25/12, 25/22 e 25/21).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;