Política Titulo Repensa carreira
Frank fala em futuro incerto na política

Vice de S.Bernardo, que foi essencial para vitória de Marinho em 2008, atuou discretamente no 2º mandato

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
25/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Prestes a completar sete anos na função de vice-prefeito de São Bernardo, o cantor Frank Aguiar (PRB) admitiu que seu futuro na política é incerto a partir de 31 de dezembro de 2016, quando encerrará mandato no município. Essencial na vitória do prefeito Luiz Marinho (PT) em 2008, quando foi alçado do mandato de deputado federal à eleição municipal, o forrozeiro se mostrou decepcionado com atuação no Paço, além de reclamar dos escândalos na política.

“O cargo de vice é de expectativa. Não posso simplesmente sair atropelando o prefeito. A função fica condicionada à agenda do titular. Mesmo assim, busquei dar minha contribuição, mas de alguma maneira não foi o que esperava. Nesse período se instalou uma crise com os políticos, que, do meu ponto de vista, está certo. Entretanto, tudo me deixou desanimado. Estou pensando seriamente em me dedicar somente à música”, disparou.

Em outubro, Frank trocou o PMDB pelo PRB, transferindo domicílio eleitoral para Teresina, no Piauí, sua terra natal. Na ocasião, confirmou que a modificação ocorreu por não ter mais planos políticos em São Bernardo. A ideia seria sair candidato ao Senado, em 2018.

“No ano que vem não serei candidato a nada. Vou cumprir meu mandato na cidade, onde estarei me aposentando politicamente. Não deixarei o município. Vou continuar com a minha residência e convivência por aqui. A possibilidade era concorrer por Piauí, como senador. Mas esta decisão está longe da conclusão”, adicionou.

Esta não é a primeira vez que o artista sinaliza por desistência da política. Em 2011, às vésperas de encerrar primeiro mandato no Paço, anunciou que deixaria a carreira para se dedicar à família. Na ocasião, sua mãe estava doente, com problemas de depressão. Meses depois, desistiu e foi reconduzido ao cargo de número dois, em 2012, repetindo dobrada com Marinho.

Em maio, reportagem do Diário mostrou que o cantor não dava expediente na Prefeitura há pelo menos três meses. No período, assumiu apresentação de programa de TV, no Piauí. O cantor negou ausência em São Bernardo e garantiu que conciliava a carreira.

A trajetória política de Frank Aguiar começou em 2006, quando disputou sua primeira eleição a deputado federal. Foi eleito com 144.797 votos. Mas o mandato foi interrompido em 2008, pois foi convencido pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a compor a chapa petista em São Bernardo para popularizar a campanha. Antes, seu nome era frequentemente ventilado para a dobrada, mas sempre negou. No dia da convenção do PT, foi anunciado como vice. Após a vitória nas urnas, novo impasse. Desta vez se renunciaria à vaga de vice para continuar deputado. Optou pela Prefeitura.

Em 2010 e 2014, o cantor concorreu novamente à vaga no Congresso, mas, na ocasião, sem sucesso.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;