Nacional Titulo
Ministro diz que Saúde do Rio vive processo de sucateamento
Do Diário OnLine
Com Agências
11/03/2005 | 12:04
Compartilhar notícia


O ministro da Saúde, Humberto Costa, afirmou nesta sexta-feira que a rede hospitalar do Rio de Janeiro vive um processo de sucateamento. Ele foi à capital fluminense explicar a intervenção do governo federal em seis hospitais cariocas.

"Fomos obrigados a intervir porque o município do Rio vem vivendo uma crise de amplas proporções", declarou. Humberto Costa explicou que os problemas da capital carioca são estruturais, com falta de uma rede de atenção básica à Saúde.

Costa criticou o fato da Prefeitura do Rio não implementar de forma satisfatória o Saúde da Família no município — apenas 3% da população é coberta pelo programa. Ele explicou que o atendimento domiciliar reduz o número de atendimentos nos hospitais, aumentando a eficiência da rede hospitalar.

O ministro voltou a dizer que o governo federal buscou um acordo para a crise com o prefeito do Rio, César Maia (PFL), mas ele não aceitou as propostas da União. A postura do prefeito, pré-candidato à Presidência da República, foi duramente criticada.

"Não estamos prometendo milagres, mas buscando uma solução", destacou Costa. Ele admitiu que os hospitais sob intervenção podem enfrentar dificuldades nos próximos dias, até que o atendimento seja normalizado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;