Economia Titulo
Lula comemora redução dos subsídios agrícolas na OMC
Do Diário OnLine
02/08/2004 | 15:00
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou nesta segunda-feira a redução dos subsídios agrícolas dos países desenvolvidos, acertada na última rodada de negociações da OMC (Organização Mundial do Comércio), no sábado, em Genebra (Suíça).

"Conseguimos, enfim, sensibilizar corações e mentes americanas e européias e o subsídio não é mais um entrave tão grande para que nós possamos exportar determinados produtos em que temos vantagem comparativas" afirmou.

De acordo com o presidente, o avanço nas negociações coroou “com certo êxito” sua política de comércio exterior e de relações exteriores. Lula disse que a abertura de novos mercados e novos relacionamentos comerciais ajudou na aprovação do acordo.

O entendimento prevê benefícios para o país na área do apoio às exportações agrícolas dos países ricos. Serão eliminados os subsídios, fornecidos essencialmente pela União Européia, e reduzidos os créditos e mecanismos de suporte às exportações, usados pelos EUA.

Ainda em relação às exportações, Lula disse que o país precisa se tornar exportador de produtos de maior valor agregado. "O Brasil precisa se dar uma chance e entrar na era da exportação de conhecimento e tecnologia. E nós temos material humano para isso, nós temos base universitária para isso, nós temos potencial econômico para isso", avaliou.

Lula esteve em Barueri para o lançamento de um projeto-piloto da HP Brasil para o incremento das exportações de serviços de tecnologia da informação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;