Esportes Titulo
Exposição sobre Pelé no Masp vai até março
Por Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC
01/02/2002 | 00:21
Compartilhar notícia


   Pelé volta hoje a São Paulo, cidade onde fez partidas célebres. Ele inaugura hoje, às 19h, no Masp (av. Paulista, 1.578, terça-feira a domingo, das 11 às 18h), a exposição Pelé – A Arte do Rei –, que será aberta ao público de amanhã ao dia 31 de março. Os ingressos custam R$ 10 (estudantes pagam R$ 5).

A apresentação à imprensa foi feita ontem à tarde, quando a equipe coordenada pelo curador Romaric Buel ainda dava os retoques finais na exposição. Com cerca de 80% das peças (547 no total) pertencente ao acervo do Rei do Futebol em sua residência no Guarujá, a exposição pretende, “num ano de Copa do Mundo, mostrar a obra e a trajetória de Pelé para as gerações mais jovens”, segundo Claudia Colaferro, diretora de marketing da Coca-Cola, que patrocina a exposição e dará desconto de 50% no ingresso para quem apresentar três tampas (plásticas ou metálicas) ou três anéis do refrigerante.

Das peças que serão expostas ao público, chamam a atenção, entre outras, a caixa de engraxate que Pelé usava, quando tinha 10 anos, para ajudar a família, o pai Dondinho e mãe, Celeste; a bola de meia dos primeiros chutes e um rádio comprado em 1958, com o dinheiro do seu segundo contrato com o Santos, e que serviu para a família acompanhar a conquista da Copa de 1958.

O presidente do Masp, Julio Neves, lembrou que Pelé é tema de exposição pela segunda vez. “Há vários anos, foi feita uma exposição sobre o Pelé quando o Maurício de Souza (desenhista e empresário) lançou um de seus personagens, o Pelezinho”, afirmou.

A diretora da Pelé Pro, Cristiana Monte Alto, disse que, entre as obras expostas, está o troféu de mais jovem campeão do mundo, que a federação russa concedeu ao jogador em 1958. “É um troféu único, que passou por processo de restauração”, afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;