Setecidades Titulo
Obra atrasa e skatistas invadem parque
Por Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
08/05/2007 | 07:06
Compartilhar notícia


Cansados das constantes promessas de conclusão do Parque de Esportes Radicais de São Bernardo, skatistas e ciclistas estão invadindo o espaço para garantir o lazer nos finais de semana. O local não é vigiado e basta pular o muro para ter acesso.

A reportagem voltou ao local e constatou que uma das paredes da pista do half pipe já está pronta. A estrutura de ferro da outra ainda é montada. A torre da tirolesa está concluída, assim como outras quatro para a prática de rapel e escalada esportiva, além da pista de skate de 5 mil m². Mas ainda falta a Finalização do piso no entorno dos equipamentos esportivos e ala administrativa, concluir obras de jardinagem e instalação das redes elétrica e hidráulica.

A Prefeitura de São Bernardo informa que a obra do Parque de Esportes Radicais está em fase de conclusão, mas ainda não há data oficial para sua inauguração devido ao processo de contratação dos funcionários que administrarão o espaço. Por tratar-se de um parque de esportes radicais, as atividades dependem do monitoramento de profissionais qualificados cuja contratação será feita por meio de concurso público.

A construção foi iniciada em maio de 2004, com a previsão de que seria entregue em novembro de 2005. Na ocasião, a justificativa para o atraso foi a quantidade de licitações necessárias para o empreendimento.

No início de 2006, o secretário de Ações Voltadas à Comunidade, Admir Ferro, arriscou outra previsão. Disse que o parque ficaria pronto até meados daquele ano juntamente com outros equipamentos, porque São Bernardo sediaria, em setembro, os Jogos Abertos do Interior. O ano terminou, 2007 já caminha para sua metade e novamente nada da entrega do espaço, vital aos jovens carentes para esse tipo de prática esportiva.

Em fevereiro, o secretário especial de Coordenação de Infra-Estrutura, Maurício Soares, estipulou novo prazo. Na ocasião, Soares alegou que o atraso ocorreu por “queda de arrecadação” do município. Garantiu, no entanto, que não haveria mais atrasos, pois os recursos já estavam garantidos no orçamento deste ano.

No início do empreendimento, o custo estimado da obra era de R$ 1,5 milhão. O parque tem 21,7 mil m² e contará também com pista de caminhada, playground, área para atividades físicas, posto médico, fraldário, sanitários adaptados para deficientes, piso especial e placas de identificação em braile. Terá ainda um elevador para permitir o acesso de deficientes à marquise – prédio central onde estarão concentrados os banheiros e lanchonete.

Quanto à utilização do parque neste período de construção, a Prefeitura informa que vai averiguar e, caso seja constatada a denúncia, solicitará o aumento da vigilância no espaço.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;