Cultura & Lazer Titulo
Uma paródia de ‘300’
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
29/02/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Os fãs das graphic novels de Frank Miller hão de convir. Na adaptação para os cinemas 300 (2007), a frase “This is Sparta!”, urrada pelo rei Leônidas (Gerard Butler) e o figurino mínimo de todo o elenco nasceram para ser parodiados. Pena que levaram a tarefa a sério.

Espartalhões, que estréia hoje na região e na Capital, faz com a aventura dos espartanos o que a série Todo Mundo em Pânico já havia feito com os filmes de terror adolescente.

Mas não há como acusar os realizadores da nova comédia de plágio. Aaron Seltzer e Jason Friedberg, que dividem roteiro e direção, comandaram também a trilogia que escrachou os clichês do horror.

Em Espartalhões, a crítica não é metalingüística. Os filmes de ação não são alvos de piada isoladamente. Sobram farpas para todo o meio pop. De Britney Spears a Paris Hilton. Uma atriz personifica Britney raspando a cabeça e segurando um bebê que representa seu filho. O rei não perdoa: a chuta buraco adentro, como foi feito com um inimigo no original.

É certo que 300 sofre a maior parte das imitações. Humor óbvio e por vezes grosseiro brinca com a sexualidade de Leônidas e de seus soldados (das três centenas do original, são apenas 13 na paródia). O deus-rei Xerxes, interpretado por Rodrigo Santoro, virou um gorducho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;