Economia Titulo Faturas
Débito direto cresce 380% em 2 anos

Ferramenta bancária que concentra todas as contas
do cliente, o alerta quando recebe novo boleto

Erica Martin
Do Diário do Grande ABC
29/10/2011 | 07:03
Compartilhar notícia


Concentrar o pagamento das contas, como a prestação do carro e o condomínio em um único banco é o principal objetivo do Débito Direto Autorizado. A ferramenta chamada de DDA começou a funcionar em 2009. Na época era 1,4 milhão de clientes registrados no sistema, volume que saltou para 6,7 milhões no fim do mês passado. O crescimento foi de 380% em apenas dois anos.

"As pessoas estão preferindo cada vez mais os meios eletrônicos de pagamento. Transferir o dinheiro de uma conta para outra, por exemplo, é mais comôdo e seguro do que usar a folha de cheque", comenta o diretor adjunto de serviços da Federação Brasileira dos Bancos, Valter Tadeu.

O cliente que faz o cadastro é alertado pelo banco toda vez que um novo boleto é enviado em seu nome. Isso acontece porque, com o cadastro, as faturas não são mais enviadas para um endereço, como tradicionalmente acontece. As cobranças são repassadas ao banco e tudo acontece de forma virtual. O banco envia uma mensagem eletrônica ao cliente, geralmente por e-mail ou SMS, para alertá-lo do pagamento.

"O consumidor agenda quando vai pagar a conta, o que deve acontecer até a data de vencimento", explica Tadeu, da Febraban. Ou seja, se uma conta vencer no dia 5, mas o cliente já tiver o dinheiro no dia 28, ele pode pagar antes. Diferente do débito automático, em que há um dia certo para que o pagamento seja realizado. Além disso, o DDA permite que as contas, mesmo que sejam de outros bancos, possam ser concentradas em uma única instituição.

Segundo Tadeu, se for a parcela do financiamento de um veículo, por exemplo, é possível programar as demais.

O DDA é gratuito e o cliente pode se cadastrar por meio do internet banking da instituição de sua preferência. Hoje 34 bancos oferecem a ferramenta. É permitido fazer o cadastro em mais de um banco, mas o consumidor deve escolher a instituição onde movimenta uma quantia de dinheiro suficiente para bancar o boleto. Afinal, o valor será pago com os recursos disponíveis em conta-corrente.

De acordo com especialistas, a modalidade ajuda na organização do planejamento financeiro, até porque esquecer as datas de vencimento das faturas é muito comum. "Além da redução do papel, o DDA facilita a administração das contas de acordo os vencimentos", explica o consultor financeiro da Dinheiro em Foco, de São Paulo, Ricardo Fairbanks.

Apesar do avanço do uso dos meios eletrônicos para pagar contas e fazer transações bancárias, muita gente está acostumada com o papel. "O DDA tem um perfil totalmente eletrônico, desde o momento que o consumidor recebe o alerta até quando ele agenda o pagamento", comenta Tadeu.

 

Nem todas as faturas são inclusas na modalidade

A ferramenta de Débito Direto Autorizado não inclui todos os tipos de faturas. Até agora, o que pode ser pago por meio do DDA são os boletos com registro. "Quando uma empresa entrega toda a sua carteira de cobranças para um banco administrar é que eles são emitidos", explica Valter Tadeu, da Febraban.

É possível pagar, por exemplo, a conta da TV a cabo, a mensalidade escolar, o plano de saúde, as assinaturas de revistas e jornais por meio da ferramenta.

As contas de água, luz, telefone e gás ainda não entram no sistema. "Essas despesas são emitidas por empresas diferentes, que usam sistemas de cobrança distintos e, até o momento, a tecnologia não permite a migração delas para o DDA", comenta Tadeu da Febraban.

O que também não entra no Débito Direto Autorizado é a fatura do cartão de crédito, o que depende de uma negociação entre os bancos.]

ATENÇÃO - De acordo com o consultor Ricardo Fairbanks, o consumidor deve prestar atenção nas contas que não estão inclusas no pagamento automático, isso porque algumas modalidades de boletos, por enquanto, não podem ser incluídas no DDA. "O consumidor pode achar que tudo está incluso na ferramenta e ter de pagar juros depois se atrasar o pagamento de uma conta esquecida", comenta.

Portanto, a boa e velha planilha de orçamento para registrar a receita e os gastos é essencial para controlar o que já foi ou não quitado.

NOVIDADES - Por enquanto, nem tudo dá para ser resolvido por meio da ferramenta. Mas existem novidades para o próximo ano. "A partir do dia 23 de março de 2012 os títulos vencidos vão poder ser pagos por meio do DDA", avisa Tadeu. Hoje só é possível pagar títulos vencidos direto no caixa do banco.

Informações podem ser obtidas pelo link www.febraban.org.br/projetodda/dda_oque.asp.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;